terça-feira, 6 de outubro de 2009

Sobre este blog - Para quem é feito o Livre Para Criar Música?

        Vou tentar então explicar com quem pretendo me comunicar, em uma ordem que foi escolhida somente para dar sentido a este texto, e não necessariamente pelo critério de importância.
        Em primeiro lugar, com pessoas com interesse em registrar suas canções sem custos com estúdios, sem ter que montar um home studio, sem gastos com softwares pagos, sem apelar ao uso de cópias não autorizadas de softwares proprietários (o que “eles” chamam de “pirataria”), e buscando liberdade, autonomia e independência para criar, pois foi ao descobrir que isso é possível, há algum tempo, que comecei a pensar este blog como uma maneira de compartilhar o que fui aprendendo. Portanto, quero mostrar a essas pessoas, às quais me referi anteriormente, como isso é possível.
        Em segundo lugar, com pessoas que utilizam softwares proprietários pagos (sejam para produção musical ou para outras finalidades), adquiridos através de pagamento aos proprietários ou adquiridos através de cópia não autorizada. Os que se enquadram na primeira situação, podem ter preferido pagar por esses softwares, entre outros motivos, por pensarem que não existem alternativas, não exitem concorrentes e que essa cópia proibida de software não compensa. A essas pessoas, pretendo mostrar que essa chamada “pirataria de software” não compensa mesmo, e que existem sim alternativas aos softwares proprietários pagos, sendo que o que está em jogo ao optar por essas alternativas e o que deve ser levado em consideração, não é a gratuidade do software, o preço, mas sim a sua liberdade, que é algo que não tem preço. Os que se enquadram na segunda situação, podem ter apelado à “pirataria” (termo esse que deve ser discutido), entre outros motivos, por também pensarem que não existem alternativas a esses softwares, e já que não podem pagar..., por pensarem que a “pirataria” é um tipo de “vingança justificável” contra essas empresas que cobram caro por seus produtos etc. A esses pretendo mostrar que existem alternativas sem ter que recorrer à “pirataria” e que existe uma forma melhor, mais inteligente de se “vingar” dessas empresas, que a prática de “pirataria” como vingança, como protesto, é pura ingenuidade, para não dizer outra coisa.
        Em terceiro lugar, com pessoas que utilizam softwares proprietários gratuitos (os “freewares”), como uma alternativa ao uso de softwares proprietários pagos que custam caro e como uma forma de evitar a “pirataria”. A esses quero dizer: que, se não sabem, o Software Livre cumpre essas funções e oferece algo mais importante, que é a liberdade; que, se não sabem, são potenciais usuários de um sistema GNU/Linux (Sistema Operacional GNU mais o Kernel Linux); e, se sabem de tudo isso, faço uma pegunta: o que está faltando para migrarem de sistema operacional ou ao menos experimentarem uma distribuição GNU/Linux? Essa é uma pergunta que pode gerar diversas respostas, muitas das quais conheço e tratarei futuramente.
         Em quarto lugar, com pessoas que não têm interesse em criação e produção musical e que já estão pensando que este blog não lhes interessa. Quero dizer a esses, que não escreverei somente sobre softwares livres para esses objetivos, mas também para diversos outros usos normais em um computador. Além disso, não tratarei somente de assuntos sobre funcionamento de programas, mas também sobre: questões sociais, filosóficas, éticas e políticas que tangem o uso de software livre, os rumos para a produção e difusão de música daqui por diante, questões de direito autoral e de propriedade, as novas formas de licenciamento de obras culturais, filmes que tratem de música, artistas que buscam meios alternativos para produção e difusão de arte, assuntos polêmicos da atualidade, uso de ferramentas computacionais livres como forma de inclusão social, enfim... Aposto que a essa altura muitos já estão pensando: Putz!... esse cara só veio pra falar daquele tal de “Linus”...
        Então aqui, e em quinto lugar, me dirijo aos usuários de Windows® que podem estar pensando que nada do que vai ser publicado aqui lhes será útil, já que não pretendem trocar de sistema operacional para usar software livre, e não o farão por pensarem, entre outras coisas, que: seu sistema operacional é o melhor; que esse papo de Linux não faz sentido, que é tudo muito difícil, tudo diferente e impossível de se adaptar; e, que mesmo tendo vontade de trocar de sistema operacional, não sabem como. A esses digo: que respeito a opinião alheia, mas me empenharei em mostrar que os sistemas GNU/Linux são reconhecidamente superiores, que são sistemas robustos, de alto desempenho e infinitamente mais seguros, e que o ponto principal a ser entendido é a questão da liberdade oferecida por esses sistemas; que atualmente um sistema GNU/Linux, apesar de algumas diferenças, é tão fácil de utilizar quanto o Windows; e, que dependendo da distribuição GNU/Linux, a instalação pode ser muito mais fácil do que uma instalação do Windows. E respondendo de maneira geral, afirmo que mesmo não sendo convencidos, não haverá problemas, pois além de muitos softwares livres funcionarem em Windows, é possível testar um sistema GNU/Linux sem sequer “tocar” no Windows, e, ainda, é possível ter mais de um sistema operacional instalado no disco rígido, podendo, assim, o usuário escolher no momento em que liga o seu computador qual sistema vai utilizar, Windows ou GNU/Linux.
        Com isso, e em último lugar, me dirijo aos usuários de GNU/Linux, avançados ou novatos, para os quais muito do que será dito aqui não é novidade. A esses quero dizer que sempre podemos aprender mais ou contribuir com o que sabemos. Aproveito para dizer que esta é a minha forma de contribuição para o mundo GNU/Linux, já que até o momento não sou um programador. Sou de fato um entusiasta do Software Livre, um apaixonado mesmo, que acredita que usar software livre é uma atitude politica e ética que tem repercussões não só para o usuário mas para a sociedade. Espero que esse blog tenha um alcance maior em termos de divulgação do Software Livre do que a divulgação boca-ouvido que faço em meio a amigos, colegas e família. Aqui pretendo apresentar os conceitos teóricos sobre sistemas GNU/Linux e sobre softwares livres e instruções práticas para instalação e uso dos mesmos, contribuindo para que um número maior de pessoas possam desfrutar da liberdade oferecida pelos mesmos. Para isso é necessário adequar as postagens para todo o tipo de usuário, tentando alcançar potenciais usuários de GNU/Linux, que muitas vezes querem experimentar uma distribuição qualquer mas não sabem como.

Nenhum comentário: