terça-feira, 6 de outubro de 2009

Sobre este blog - A motivação para escrevê-lo – Voltando no tempo: Em busca da liberdade

        Faz algum tempo que comecei uma busca por softwares direcionados à produção musical. Meu objetivo no início, quando em ambiente Windows®, era encontrar programas gratuitos e programas livres que atendessem as necessidades nas diferentes etapas de produção de áudio e sem ter que investir em hardware. Missão impossível? O fato é que consegui alguns resultados positivos em minhas produções, tudo sem custo, sendo que o computador eu já possuía e somente usei softwares livres e softwares gratuitos. Cabe lembrar, ou informar para quem não sabe, que software livre (free software) e software gratuito (freeware) não são a mesma coisa, mas isso será explicado adiante. Ao ver esses resultados comecei a me surpreender, pois, assim como muitos, eu pensava ser necessário todo um aparato para se obter gravações de áudio com qualidade, ou ainda, gastos astronômicos com softwares pagos. Portanto, nesse primeiro momento, eu estava me focando na questão econômica e evitando a “pirataria”, ao usar softwares gratuitos e softwares livres. Mas faltava algo.
        Nessa busca por softwares para produção de áudio, e também para outras finalidades, sempre tive a atitude de evitar softwares “piratas”, e não é preciso dizer que a oferta era grande, pois softwares proprietários conhecidos e caros poderiam ser obtidos na rede com alguns cliques. Essa minha atitude em um primeiro momento era consequência do medo mesmo. Medo do quê? Ora, não é nenhuma novidade que a plataforma que utilizava é um alvo fácil para ataques de possíveis vírus, trojans, spywares e toda sorte de pragas que podem vir junto desses programas disponibilizados na rede. Em um segundo momento, enquanto testava programas gratuitos e programas livres, comecei a pensar a questão da acessibilidade a essas tecnologias: eu estava então utilizando programas que me foram oferecidos gratuitamente e que eram semelhantes aos que custam bem caro, reforçando a ideia de evitar a “pirataria”. Porém, com o passar do tempo, ao ter mais intimidade com as funções dos programas, comecei a chegar a algumas conclusões, dentre elas: muitos programas gratuitos (freewares) tinham muitas funções bloqueadas, outras deixavam de funcionar com o tempo, por vezes, o programa era bloqueado por completo, alguns exibiam inúmeros banners publicitários, enquanto que nos softwares livres nada disso acontecia. Em meio a isso, comecei a pesquisar sobre as licenças desses softwares, sobre as suas origens, passei a compreender as diferenças entre os tipos de licença e o significado da liberdade oferecida pelo software livre. Passei a conhecer e me interessar cada vez mais pela história do sistema GNU/Linux e de seus idealizadores, e fiz de tudo para migrar, fui em busca de informação, em busca daquele “algo” que faltava.
        Depois de migrar para um sistema operacional GNU/Linux, passei a utilizar alguns dos softwares livres que já utilizava em Windows e a testar outros, obtendo resultados igualmente positivos e com uma verdadeira liberdade para criar, liberdade que só pode ser oferecida por um sistema operacional livre. É preciso dizer que essa liberdade eu já buscava há tempos, pois enquanto era usuário de Windows e de programas proprietários, minha liberdade era tolhida em diversos momentos, os quais exemplificarei em postagens futuras. Gostaria de ter conhecido o mundo GNU/Linux bem antes, de preferência desde que comecei a fazer uso do computador no dia a dia, mas infelizmente por diversos motivos (que não existem são por acaso) isso não ocorreu. Portanto, o que me fez migrar para o sistema GNU/Linux foi em primeiro lugar essa busca por liberdade. Essa migração de sistema operacional na época foi outro ponto que me motivou a começar a pensar esse blog, pois assim como haviam minhas dúvidas sobre a possibilidade real de se produzir música com qualidade e sem os custos antes mencionados, haviam dúvidas sobre o Sistema Operacional GNU/Linux em diversos aspectos, entre eles: a instalação do sistema no computador, adaptação ao uso, limitações e vantagens do uso, etc. Muitas de todas essas dúvidas eram solucionadas através de pesquisas na rede, muitas vezes com custo, suor, tempo e um pouco de estresse; e outras só pude solucionar na prática mesmo. Assim, senti necessidade de compartilhar o que fui aprendendo, tanto sobre criação e produção musical, quanto o uso do sistema GNU/Linux. Acredito que a vontade de compartilhar o que se aprende sobre software livre é algo que surge naturalmente desde o início desse aprendizado, é uma necessidade de contribuir para que outras pessoas experimentem a liberdade que se experimentou. É fato que o que sei é só a ponta do iceberg, além disso, até o momento não sou programador e nem um profissional em produção musical, mas enfim... Sei que existem inúmeros sites e fóruns tratando do assunto o qual me propus tratar, muitos destes inclusive indicarei aqui, porém as informações estão dispersas, então a ideia de centralizar muitas delas aqui para facilitar a vida de quem tem o objetivo semelhante ao deste autor. Porém, mesmo antes de começar este blog já compreendi que o acúmulo de um número considerável de informações importantes só aconteceria com um bom tempo de existência deste espaço, sendo assim, espero poder manter o blog e esperar que isso aconteça.

Nenhum comentário: