sábado, 24 de outubro de 2009

Sobre as postagens (2)

        Como avisei antes, nesta postagem e na próxima vou explicar mais detalhadamente o conteúdo que será aqui publicado, e nas próximas prometo mudar esse tom de campanha política, com mil promessas, e partir para ação de verdade. Dividi aqui as postagens, com intuito de explicar o conteúdo, em diferentes categorias conforme o direcionamento dos textos. Pretendo postar variando os conteúdos para que todos aproveitem, e para isso utilizarei um método que pensei, o qual explicarei em uma postagem futura.

        1. Postagens sobre softwares para produção musical

        Nessas postagens escreverei sobre alguns softwares livres direcionados à produção musical, sendo estes bem conhecidos, apresentando requisitos suficientes e podendo ser comparados a alguns softwares proprietários, apesar de que evitarei essas comparações técnicas. A ideia é fazer uma apresentação dos programas e de suas funções, publicar os links diretos para suas páginas oficiais, e ir postando na sequência tutoriais, vídeos, dicas etc., sobre instalação e uso. Cabe dizer que as opiniões que serão expostas não são técnicas, portanto se alguém habilitado tiver algo a acrescentar, sinta-se à vontade para fazer comentários, lembrando novamente que comparações com softwares proprietários serão evitadas por mim.
        Quem acompanhar este blog vai perceber que é possível com um computador com uma configuração mínima padrão registrar suas músicas com qualidade aceitável e assim poder divulgar seus trabalhos por aí. Isso é possível com os “Estúdios Virtuais”, programas que reúnem virtualmente equipamentos existentes em um estúdio real, como por exemplo uma mesa de som. Com os plugins LADSPA, ou seus equivalentes proprietários, os plugins VST, temos efeitos de distorção, delay, overdrive, flanger e outros, simulando virtualmente pedais reais. Alguns plugins ainda simulam módulos de baixo e guitarra de forma igual. Isso tudo será explicado claramente. O necessário é empenho para aprender a trabalhar com os programas, pois muitas vezes, algumas pessoas se assustam de cara com um determinado programa, ficam com preguiça de ir em busca de informações, ou quando vão em busca, se deparam com excesso de informações e opiniões, aí ficam perdidas, acham que esse tipo de tarefa não é para elas, enfim. Isso pode acontecer ao pesquisar sobre qualquer assunto. Algumas fontes são duvidosas, às vezes se contradizem. Portanto é necessário ir em busca, captar, processar e apropriar-se da informação para que se possa ter resultados, caso contrário vai se sentir frustrado e sairá emitindo opiniões erradas por não ter ido a fundo no assunto.
        Para finalizar, o conteúdo que será aqui publicado poderá ser aproveitado pelas pessoas de diferentes maneiras, conforme suas necessidades pessoais. No caso de uma banda já formada, cada integrante poderá gravar seu respectivo instrumento, e o ideal é que todos tenham contato com os softwares. Outra possibilidade, é a produção de música a distância. Se os integrantes morarem longe, e cada um possuir um computador devidamente equipado, é possível o envio das trilhas de áudio via e-mail, por exemplo. Dessa maneira é possível a troca de ideias entre os integrantes. Outra possibilidade, é em caso de não haver uma banda formada. Às vezes é difícil formar uma banda, encontrar os integrantes pode demorar, porém algumas pessoas tocam mais de um instrumento, assim é possível elaborar um trabalho e inclusive distribuí-lo, ficando desse modo até mais fácil de apresentar a ideia toda para possíveis integrantes. Enfim, as vantagens são inúmeras. Esse contato com essas tecnologias que hoje estão disponíveis de forma democrática graças ao software livre, só é benéfico aos que se propuserem a aprender. Começa-se a ter um controle sobre seu trabalho, um conhecimento maior sobre todas as etapas de sua produção. Isso permite uma independência maior. É verdade que para ter acesso a essas tecnologias de software é necessário ter um sistema de hardware que as comporte, e apesar de não ser necessário grandes investimentos, sabemos que o acesso a computadores ainda não ocorre de maneira tão democrática assim. Porém, existem inúmeros projetos, governamentais ou não, que levam a informática às comunidades carentes, que criam núcleos, centros de informática, muitas vezes a própria comunidade se organiza para criá-los em escolas, enfim, nesses locais também é possível o uso desse tipo de tecnologia voltada à produção musical. Haverão alguns posts sobre essa questão de inclusão digital onde veremos que o Software Livre, que sistemas GNU/Linux, têm um papel fundamental nesse sentido. E sobre a questão de configurações de hardware, sabe-se que os sistemas GNU/Linux são pouco exigentes, rodam muito bem em computadores com baixas configurações de hardware, o que contribui para diminuir o volume de lixo tecnológico, as pessoas não são obrigadas a fazer upgrades ou comprar um computador top para que seu sistema operacional funcione bem, ou seja, GNU/Linux contribui para a sustentabilidade também.

Continua no próximo post.

Nenhum comentário: