sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Sobre as postagens (3)

Continuando do post anterior.

        2. Postagens sobre softwares para atividades diversas

        Nessas postagens pretendo mostrar alguns de uma variedade de softwares livres existentes para diversas atividades. O objetivo é mostrar que existem opções aos softwares proprietários pagos, incentivar usuários de Windows® a experimentarem o uso de softwares livres no desenvolvimento de suas atividades, pois acredito que esse contato com software livre rodando em Windows, é o primeiro passo para que o usuário desse sistema comece a pensar na possibilidade de migrar para um sistema GNU/Linux, isso claro, se o mesmo entender o que significa Software Livre, entender a sua filosofia, pois ao meu ver, é isso que faz de fato uma pessoa migrar, ou seja, não somente a questão econômica, pois não é novidade que, já há algum tempo, é possível em ambiente Windows ter um computador equipado com ferramentas suficientes para a realização de qualquer tarefa sem ter que gastar com softwares pagos e sem recorrer à “pirataria”, utilizando somente softwares gratuitos (frewares). É verdade que muitas pessoas optam pelos freewares para evitar a “pirataria”, porém seu sistema operacional é "pirata". Isso é realidade para muitas pessoas, e esse tipo de usuário, que tem a atitude de evitar a "pirataria", de buscar alternativas aos softwares pagos, e que eventualmente se sente incomodado ao ser tratado como um criminoso por usar Windows pirata, acredito que é um potencial usuário de GNU/Linux. Como já havia escrito antes, a "pirataria de software", na minha opinião, é prejudicial a todos, e creiam, em casos de grandes empresas, de monopólios, essa "pirataria" é uma piada, e cumpre um papel importante na popularização de seus produtos. Já havia escrito também, que pretendo escrever para pessoas que acreditam que a "pirataria" é um tipo de "vingança justificável" contra essas empresas que cobram caro por seus produtos. Ora, o fato é que essa prática de "pirataria" como vingança, como protesto, é pura ingenuidade. Esse assunto será recorrente aqui, será tratado em várias postagens, pois faz parte daquele fio condutor que já havia citado, o qual vai me guiar e que ficará claro com o tempo, se as pessoas que acompanharem este blog começarem a entender o sentido do mesmo. Mas afirmo, mais uma vez, para as pessoas às quais citei antes, que existe uma forma melhor, mais inteligente de se “vingar” dessas empresas, simplesmente usando software livre, buscando equivalentes livres aos softwares proprietários.
        Assim como os softwares para produção de áudio, nessas postagens pretendo fazer uma apresentação dos programas e de suas funções, publicar os links para suas páginas oficiais e ir postando tutoriais, vídeos, dicas, etc. na sequência.

        3. Postagens com conteúdo teórico

        Antes de instalar e começar a utilizar alguns programas, como os que lidam com áudio por exemplo, é bom que se tenha noção sobre alguns conceitos que estarão por trás da instalação e utilização dos mesmos. O mesmo vale para a instalação e utilização de uma distribuição GNU/Linux. Haverá portanto a necessidade de apresentar alguns conceitos que envolverão a instalação e o uso prático do sistema GNU/Linux e dos programas, em postagens que antecederão a apresentação dos mesmos.

        4. Postagens sobre questões politicas, sociais, artísticas e filosóficas

        Nesse tipo de postagem serão apresentados assuntos que envolvem questões politicas, sociais, artísticas e filosóficas, como o título já diz. Mas fora essa obviedade, e exemplificando, um assunto aqui a ser tratado é a cópia não autorizada de softwares, músicas, filmes, livros, imagens etc., o que as corporações e parte da mídia chamam estrategicamente de “pirataria”, assunto que hoje é discutido muito amplamente envolvendo diversas partes da sociedade, envolvendo questões de direitos autorais e de propriedade, questões legais, entre outras. Ainda sobre essa questão, a situação das gravadoras, dos artistas e dos consumidores de música frente a esse cenário. Aqui também serão apresentados assuntos sobre questões politicas e filosóficas que tangem o uso de software livre, a história do Sistema Operacional GNU/Linux e de seus idealizadores, o uso de ferramentas livres na inclusão digital e na inclusão social, questões de meio ambiente...

        5. Postagens com um blá, blá, blá qualquer

        Aqui serão postados assuntos de todo o tipo, por vezes fora do contexto do blog, mas que permitirão ampliar os horizontes e comunicar com pessoas com outros interesses, ou para descontrair, e até mesmo fugir do mundo virtual de vez em quando.

Nenhum comentário: