sábado, 31 de outubro de 2009

Sobre as vídeo aulas do blog

        Ao apresentar os programas e sistemas GNU/Linux, ao explicar procedimentos de instalação e de uso dos mesmos, sempre que possível e quando achar conveniente, publicarei vídeos demonstrativos, ou vídeo aulas, como acharem melhor chamar, para que as coisas fiquem mais claras. Muitos vídeos desse tipo já existem, já foram produzidos por diversas pessoas, teoricamente não haveria necessidade fazer o que já foi feito, porém, a não ser em casos em que a licença permita, não posso distribuir materiais de outros sem autorização. E como quero distribuir informação de forma livre, produzirei, quando achar conveniente, material para o blog, para que assim qualquer um tenha acesso, podendo baixá-los e distribuí-los com liberdade. Farei o possível para anexar a mesma licença Creative Commons do blog ao final dos vídeos, para deixar claro as questões de uso dos mesmos.
        Os vídeos com demonstrações de softwares serão totalmente produzidos e editados em plataforma GNU/Linux. Em se tratando de softwares livres que existem para Windows e GNU/Linux, não existe grande necessidade de mostrá-los rodando nos dois sistemas. Em relação à instalação desses softwares, ela é diferente nos dois sistemas, mas demonstrá-la em Windows talvez seja desnecessário. Diferenças em relação a ajustes de configurações pós instalação também podem existir, e nesses casos tentarei explicar. Ainda assim, me limitarei a postar links para vídeos demonstrativos em Windows de outros autores, e adicioná-los no "Favoritos" do canal Livre Para Criar Música no YouTube.


Método para produção e postagem

        Como muitos já sabem, existem diversos softwares livres que funcionam no sistema operacional proprietário Windows, e como eu afirmei em uma das primeiras postagens a minha idéia é postar informações sobre esses softwares, para que o usuário desse sistema possa conhecer melhor essas alternativas aos softwares proprietários que estão acostumados a usar, possa vir a querer ter contato com esses softwares livres mesmo que rodando em uma plataforma proprietária, pois isso, ao meu ver, é um bom passo para que tal usuário possa vir a se interessar por sistemas GNU/Linux. Seguindo essa linha de pensamento, nada mais sensato que começar a postar primeiro informações sobre os softwares que existem para os dois sistemas operacionais, Windows e GNU/Linux, depois postar informações sobre migração de sistema operacional (incluindo aí demonstrações de particionamento de disco rígido e instalação de mais de um sistema operacional), e, por final, postar informações sobre softwares que existem exclusivamente para a plataforma GNU/Linux. De fato vou seguir esse método para produção e postagem dos vídeos, porém não em 100%, pelo simples fato da demora que ocorreria até chegar ao momento de tratar de softwares importantes e exclusivos para os sistemas GNU/Linux.


Informações técnicas

        Em relação a parte técnica da produção dos vídeos, gostaria de explicar algumas coisas importantes. Produzirei os vídeos demonstrativos de softwares livres multiplataforma em GNU/Linux, e em nem sempre na mesma distro GNU/Linux. Para isso, conto com um computador com um disco rígido particionado e com mais de um sistema operacional instalado, funcionando assim o computador em sistema multi boot. Farei o possível para sempre apresentar, em arquivos de texto anexos ou em descrições do vídeo, as informações técnicas sobre configurações de software e de hardware na criação do vídeo em questão, pois acho que isso é importante para que quem estiver assistindo possa comparar com a suas configurações.

Nenhum comentário: