sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Quem criou e o que é o Projeto GNU?

        O Projeto GNU foi iniciado em 1984 por Richard Matthew Stallman, com o objetivo de desenvolver um sistema operacional totalmente livre, que garantisse algumas liberdades fundamentais aos usuários de computadores, liberdades essas que desde o início dos anos 80 vinham sendo tolhidas por empresas fabricantes de computadores, que pararam de distribuir o código fonte dos softwares que vinham instalados em suas máquinas, restringindo ainda a cópia e redistribuição destes softwares, numa tentativa de evitar que estes programas rodassem nos computadores de seus concorrentes. Esse fato atingiu diretamente Richard Stallman, que trabalhava como programador no Laboratório de Inteligencia Artificial do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), um centro universitário de educação e pesquisa privado que é um dos líderes mundiais em ciência e tecnologia.[1] A comunidade de programadores da qual ele fazia parte e que até essa época compartilhava softwares e códigos-fonte livremente, passou a se desintegrar, quando muitos programadores passaram a assinar acordos de não-divulgação, assim, concordavam em não compartilhar o código-fonte e informações técnicas dos programas com outros programadores. Stallman viu-se diante de uma situação em que teria de escolher entre fazer o mesmo, e ir contra seus princípios, ou desistir do mundo da computação, desperdiçando, assim, suas notáveis habilidades como programador. Stallman encontrou uma solução perguntando para si mesmo o que poderia fazer como programador para ter de volta a comunidade erguida; que programa, ou programas ele poderia escrever para que isso acontecesse. Chegou a conclusão de que o primeiro passo era começar por um sistema operacional livre, o qual poderia possibilitar a cooperação da comunidade de programadores novamente.[1] Essa foi uma decisão ética que mudou a vida de Richard Stallman e de milhares de usuários de software, levando em consideração o fato de que hoje qualquer um pode ter acesso a softwares livres e sistemas GNU/Linux, que oferecem as liberdades fundamentais pelas quais Stallman lutou e luta até hoje.


FIGURA 1 - Imagem de Richard Stallman quando jovem.
Fonte: Wikipédia

        O Projeto GNU foi anunciado por Richard Stallman em setembro de 1983, em uma mensagem enviada através da Usenet à uma lista de discussão, onde pediu a colaboração de programadores e explicou a sua intenção e o seu projeto de sistema operacional, que chamou de GNU[3]. O nome GNU foi escolhido porque, além do significado original do mamífero gnu, é um acrônimo recursivo de: GNU is Not Unix (em português: GNU não é Unix), isso porque o seu sistema deveria ser compatível com o sistema operacional UNIX, porém não utilizando o mesmo código fonte e apresentando melhorias[4].


FIGURA 2 - Logotipo GNU.
Fonte: Wikipédia

        Em janeiro de 1984, Richard Stallman deixou seu trabalho no MIT e começou a escrever o Software GNU. Stallman temia que futuramente o Instituto reclamasse para si a autoria do GNU, impondo suas regras para distribuí-lo, correndo assim o risco de não poder distribuí-lo como software livre[5].
        Em março de 1985 Stallman publicou o Manifesto GNU, documento histórico que traçou metas, definiu objetivos e serviu (como ainda serve) de base filosófica para o Movimento Software Livre. Ele afirmou a luta do Movimento pela liberdade para programadores e usuários de softwares e pela busca do espirito colaborativo que existia em tempos anteriores à apropriação dos códigos-fonte por parte das corporações[6].

REFERÊNCIAS


[1] RICHARD MATTHEW STALLMAN. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2009. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Richard_Matthew_Stallman&oldid=16547137>. Acesso em: 18 set. 2009.
[2] STALLMAN, Richard M. El proyecto GNU. Boston: Free Software Foundation, 2009. Disponível em: <http://www.gnu.org/gnu/thegnuproject.es.html>. Acesso em: 23 set. 2009.
[3] STALLMAN, Richard M. Anúncio inicial. Boston: Free Software Foundation, 2009. Disponível em: <http://www.gnu.org/gnu/initial-announcement.pt-br.html>. Acesso em: 26 set. 2009.
[4] PROJETO GNU. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2009. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Projeto_GNU&oldid=16757467>. Acesso em: 19 set. 2009.
[5] STALLMAN, Richard M. El proyecto GNU. Boston: Free Software Foundation, 2009. Disponível em: <http://www.gnu.org/gnu/thegnuproject.es.html>. Acesso em: 23 set. 2009.
[6] FREE SOFTWARE FOUNDATION. O Manifesto GNU. Boston: FSF, 2009. Disponível em: <http://www.gnu.org/gnu/manifesto.pt-br.html>. Acesso em: 26 set. 2009.

Nenhum comentário: