segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Inaugurado o blog Livre Para Criar Música

        Bem, é possível dizer que o artigo “Algumas perguntas e respostas sobre Software Livre e sobre o Sistema Operacional GNU/Linux", o qual foi distribuído em 11 posts, inaugurou oficialmente o blog. Com ele, acredito que ficou um pouco claro que a ideia do blog não é simplesmente apresentar softwares livres e postar informações técnicas sobre eles. Acredito ser de fundamental importância conhecer a história do software livre, do sistema operacional GNU/Linux e de seus idealizadores, e entender a questão da liberdade e seu significado. Aproveito para dizer que a abordagem que sempre utilizarei para falar sobre software livre e sobre seu uso, estará focada na questão da liberdade, seguindo uma linha de abordagem proposta pela Free Software Foundation, pois foi esta forma de pensar a questão do software que de cara me identifiquei logo que comecei a ler, a pesquisar sobre software livre e sobre sistemas GNU/Linux.
        Em breve, um novo artigo do blog, semelhante ao último, abordará a história do software livre, do sistema operacional GNU/Linux, e de seus idealizadores. O artigo vai mostrar como as coisas aconteceram, em que contexto histórico aconteceram, e porque aconteceram. Será uma linha histórica com os principais fatos ocorridos ao longo do desenvolvimento do sistema GNU/Linux. Apesar de já existirem artigos semelhantes, resolvi aprofundar mais os assuntos, além do que, ele vai complementar bastante o último.
        Antes de terminar este post, quero dizer que o artigo “Algumas perguntas e respostas sobre Software Livre e sobre o Sistema Operacional GNU/Linux" (na íntegra) em breve estará disponível para download, através de um link na sua página de apresentação e sumário.

Nenhum comentário: