quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O que são distribuições GNU/Linux?

        Logo que Linus Torvalds disponibilizou, em janeiro de 1992, o seu Kernel Linux (em sua versão 0.12) sob uma licença para software livre, mais precisamente sob a GNU General Public License (Licença Pública Geral), ou GNU GPL (da FSF), o Projeto GNU, que já havia construído todo um conjunto de softwares que compunham um sistema operacional, adotou-o como kernel para seu Sistema Operacional GNU, que por sua vez também foi distribuído como software livre, para que pudesse ser modificado, melhorado, adaptado, e redistribuído com as modificações. E foi o que aconteceu. Muitos programadores individuais, grupos de programadores e organizações de todo o mundo, passaram a realizar essas modificações e redistribuir essas versões do Sistema GNU/Linux modificado, são as chamadas "Distribuições GNU/Linux", ou "Distros Linux". Portanto, uma distribuição Linux “é composta do kernel Linux e um conjunto variável de software, dependendo de seus propósitos. Essa coleção de software livre [e por vezes não livre] […], é criada e mantida por indivíduos, grupos e organizações de todo o mundo, incluindo o grupo Linux”[1].
        As primeiras distribuições surgiram ainda em 1992, como MCC Interim Linux, o Yggdrasi e o SLS Linux, que após uma reformulação originou o Slackware, em julho de 1993. Ainda em 1993 surgiu o Debian, e em 1994 o Red Hat. Essas três grandes famílias de distribuições GNU/Linux, Slackware, Debian e Red Hat, deram origem a outras distros, muitas das quais foram continuadas, deram origem a outras distros, e outras foram descontinuadas[2]. Na FIGURA 1 podemos ver um cladograma das distribuições GNU/Linux[3], que pode ser acessado no endereço eletrônico futurist.se/gldt/gldt93.png e no qual podemos ter uma ideia da quantidade de distros existentes.

FIGURA 1 - Cladograma das distribuições GNU/Linux.
Fonte: GNU/Linux distro timeline distribution cladogram

        Hoje existem diversas distros GNU/Linux à disposição, umas mais populares, outras nem tanto. Na FIGURA 2 podemos ver áreas de trabalho de algumas distribuições GNU/Linux, que foram escolhidas aqui não por preferência do autor, mas somente para exemplificar.

FIGURA 2 - Áreas de trabalho de algumas
distribuições GNU/Linux: (A) Slackware 13.0; (B) Debian 5.0;
(C) Fedora 11; (D) Ubuntu 9.04; (E) Kurumin 7.0r3; (F) BrDesktop.
Fontes: Wikipédia e BrDesktop

        A maioria das distros GNU/Linux podem ser obtidas gratuitamente pela internet, através do download de Imagens ISO dos CDs de instalação, que devem ser gravadas com qualquer programa com suporte à gravação de Imagens ISO. Lembrando que a cópia dos CDs de instalação desses sistemas GNU/Linux (diferentemente do que ocorre com sistemas operacionais proprietários) é plenamente legal e permitida. O compartilhamento é um dos pontos principais da liberdade oferecida pelo software livre.
        Levando em consideração a variedade de distribuições GNU/Linux existentes e o fato delas apresentarem diferenças em alguns aspectos, a escolha de uma distro é algo muito pessoal, mas a escolha pode ser pensada observando alguns pontos, como: o grau de facilidade de sua instalação e configuração, o seu suporte à hardware, os tipos de programas pré-instalados, a sua documentação existente e disponível, a frequência com que ocorre sua atualização etc. A Wikipédia apresenta uma página com uma lista de distribuições GNU/Linux, e para saber mais sobre uma determinada distro, basta clicar sobre o seu nome.
        Uma possibilidade interessante para quem quiser somente experimentar uma distribuição GNU/Linux, ou para quem quiser levar a sua distribuição preferida para qualquer lugar, é escolher uma que esteja disponível em Live CD, que é um CD o qual contém um Sistema Operacional completo capaz de ser executado sem necessidade de instalação no disco rígido, pois o mesmo é executado a partir do CD e utilizando recursos da memória RAM.[4]


REFERÊNCIAS


[1] DISTRIBUIÇÃO LINUX. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2009. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Distribui%C3%A7%C3%A3o_Linux&oldid=16676462>. Acesso em: 24 set. 2009.
[2] MORIMOTO, Carlos. Uma linha do tempo das distribuições Linux. GDH Press - Blog. São Paulo: GDH Press, 2008. Disponível em: <http://www.gdhpress.com.br/blog/linha-do-tempo-distribuicoes-linux/>. Acesso em: 18 out. 2009.
[3] LUNDQVIST, Andreas. GNU/Linux distro timeline 9.3 - distribution cladogram. 07 de março de 2009. Formato PNG. Disponível em: <http://futurist.se/gldt/gldt93.png>. Acesso em: 26 set. 2009.
[4] LIVE CD. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2009. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Live_CD&oldid=17433258>. Acesso em: 5 nov. 2009.

Nenhum comentário: