quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O que é GNU/Linux?

        GNU/Linux é a forma mais correta, segundo a Free Software Foundation (FSF, Fundação Para o Software Livre), de chamar o conjunto Sistema Operacional mais o Kernel Linux. Isso porque a maior parte desse Sistema Operacional é composto por ferramentas, por softwares do Projeto GNU, da FSF. A Fundação pede que os usuários utilizem este nome, GNU/Linux, para se referirem a tais sistemas. Porém, Linus Torvalds, apesar de não se importar com esse nome, prefere utilizar o termo “Linux” simplesmente[1]. Sobre o uso desse nome, ele afirma no documentário Revolution OS: “Bem, eu acho que é justificado mas somente se você realmente fizer uma distribuição GNU do Linux. […] Porque se você realmente fizer sua própria distribuição Linux você pode nomeá-la como quiser. Mas chamar o Linux em geral de 'GNU Linux' eu acho que é ridículo”[2]. O fato é que pessoas que passam a conhecer a história do Software Livre e da criação do Kernel Linux aceitam mais facilmente essa reivindicação, pois o projeto GNU e a FSF fundaram, no início da década de 80, os pilares do Movimento Software Livre e criaram licenças para software livre, fundamentais para garantia das liberdades para os usuários, sendo uma delas, a GNU GPL, adotada por Linus Torvalds para licenciar seu Kernel Linux. Além do que, mesmo antes do Kernel Linux estar pronto o Projeto GNU já havia construído diversas ferramentas que, juntas, compunham um Sistema Operacional quase completo, que poderia ser utilizado por qualquer programador a partir do momento em que o Kernel foi disponibilizado[3]. O importante é saber que essa união do kernel Linux de Linus Torvalds com o Sistema Operacional do projeto GNU foi um marco histórico para a informática, que possibilitou que em poucos anos, com a colaboração de desenvolvedores de todo o mundo, tivéssemos a disposição um sistema operacional livre e, assim, a garantia da liberdade para usuários de softwares.

        Na próxima postagem saiba: Quem criou e o que é o Projeto GNU.

REFERÊNCIAS

[1] LINUX. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2009. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Linux&oldid=16864069>. Acesso em: 22 set. 2009.
[2] REVOLUTION OS. Direção de : J.T.S. Moore. Produção: J. T. S. Moore. Intérpretes: Richard Stallman; Linus Torvalds; Eric S. Raymond; Bruce Perens; Michael Tiemann; Larry Augustin; Frank Hecker; Behlendorf Brian. Roteiro: J. T. S. Moore. United States: Wonderview Productions, 2001. 1 DVD (85 min).
[3] STALLMAN, Richard M. Linux e o projeto GNU. Boston: Free Software Foundation, 2009. Disponível em: <http://www.gnu.org/gnu/linux-and-gnu.pt-br.html>. Acesso em: 23 set. 2009.

Nenhum comentário: