terça-feira, 3 de maio de 2011

Hydrogen - Interface e módulos do programa

        A interface do Hydrogen é composta de alguns módulos, alguns editores, sendo eles, a barra de ferramentas principal, o editor de pattern, o editor de música, o editor de instrumentos e o mixer, os quais são apresentados abaixo.

FIGURA 1: Hydrogen 0.9.4, no Trisquel 4.5
Barra de Ferramentas

FIGURA 2: Barra de Ferramentas do Hydrogen 0.9.4

1. exibe o tempo da música
2. botões de navegação (voltar, executar/pausar, parar, avançar e loop)
3. seleção de modo song ou pattern
4. seleção de compasso e batidas
5. ajuste de BPM e botão para ligar/desligar metrônomo
6. exibição de eventos MIDI e uso do CPU
7. botões para exibir o mixer e o editor de instrumentos, e display que apresenta eventos


Editor de Pattern

        O Hydrogen sequencia a partir de padrões (patterns) criados pelo usuário. Em cada "pattern" o usuário programa, utilizando um intuitivo editor, uma sequência de batidas de determinado segmento da música. Após ter todos os patterns necessários para a música inteira, cada um contendo as respectivas partes da música (intro, verso, refrão, solo,...), pode-se editar no sequenciador de música, sequenciando os patterns criados, compondo com esses patterns a linha de tempo da música, estruturando a música.

FIGURA 3: Editor de Pattern do Hydrogen 0.9.4

1. pattern selecionado no editor de música para ser editado
2. grade do padrão para inserção de pontos que marcam as batidas
3. seleção de “size” (tamanho do padrão) e “resolução” (resolução da grade)
4. gravação de eventos via teclado/midi
5. menu de contexto com opções para o instrumento selecionado
6. lista de seleção com opções para ajuste de velocidade, pan e avanço e atraso de cada batida do instrumento (peça) selecionado
7. botões para acionar mute (quadrado vermelho) e solo (quadrado verde)


Editor de Música

        É aqui que a música em si é montada, onde os patterns criados, cada um contendo as respectivas partes da música (intro, verso, refrão, solo,..), serão ativados em uma sequencia na linha de tempo da música.

FIGURA 4: Editor de Música do Hydrogen 0.9.4

1. menu de contexto com opções para o pattern selecionado
2. grade para inserção de pontos que marcam os patterns
3. pattern ativo (selecionado para tocar)
4. limpa a grade, desativando todos os patterns que estiverem selecionados
5. cria um novo pattern
6. move o pattern selecionado para baixo
7. move o pattern selecionado para cima
8. modo seleção: para copiar, mover e apagar patterns selecionados na grade
9. modo desenho: para marcar livremente pontos na grade
10. single pattern mode / stacked pattern mode
11. linha de tempo da música


Editor de Instrumentos

        No Editor de Instrumentos podemos regular controles de “Attack”, “Decay”, “Sustain”, “Release” etc de cada peça, na aba “Intrument” em “Geral” (A); editar camadas e acrescentar novas, regulando “Gain”, “Pitch e “Fine”, na aba “Intrument” em “Layers” (B); e, gerenciar o uso dos Drumkits e padroẽs, selecionando o drumkit que vai executar a música, personalizando o drumkit etc.

FIGURA 5: Editor de Instrumentos do Hydrogen 0.9.4: (A) Instrument, aba Geral; (B) Instrument, aba Layers; (C) Sound library.


Mixer

        Podemos dizer que o mixer tem um papel importante mais para o final do trabalho de composição. Quando a música já está pronta, com todos os patterns criados (através do editor de patterns) e sequenciados no editor de música, pode-se dar um ótimo acabamento na mixagem, equilibrando volumes dos canais, regulando controles de Pan para um bom panorama, dando ambientação com uso de plugins e “humanizando” a música.

FIGURA 6: Mixer do Hydrogen 0.9.4

1. canal do mixer
2. teclas “Executar exemplo”, “Mudo” e “Solo”
3. controle de “Pan” (balanço esquerda/direita)
4. controles de ganho dos plugins, cada um ligado ao seu respectivo plugin encontrado no editor de plugins (7)
5. controle de volume do canal
6. registro dos picos de volume
7. editor de plugins: suporta 4 plugins, os quais são direcionados para seus respectivos controles de ganho em cada um dos canais do mixer
8. canal master: controle do volume, teclas “Mute”, “FX” (para exibir editor de plugins) e “Peak” (para exibir os picos dos instrumentos), e controles para “humanizar” a música, “Humanize”, “Velocity” e “Swing”

Um comentário:

paulo-tecrado@hotmail.com disse...

ok valeu as dicas + tenho algumas perguntas por favor. como salvar as patidas feitas no patern em arquivo midi que funcione? pois eu já tentei de todas as formas e não deu certo.
salvo quando vou ouvir não sai nada apenas uma batida de bumbo e um prato
totalmente diferente daquilo qu eu criei. por favor se puder ajudar mande p mim uma tutoria passo a passo ficarei muito grato meu imail é pchristani@yahoo.com.br pode mandar por imail obrigado...