terça-feira, 11 de maio de 2010

Entrevistas de Richard Stallman para a TV Pública Argentina

        Pretendo escrever aqui muito ainda sobre este ícone e guru do Movimento Software Livre que é Richard Matthew Stallman, o programador que no inicio da década de 80 iniciou o projeto GNU, que visava construir um sistema operacional totalmente livre e inspirado no UNIX, projeto este que anos mais tarde adotou o kernel Linux, de Linus Torvalds, como kernel para seu sistema, dando origem ao sistema GNU/Linux.
        Stallman também fundou a Free Software Foundation, organização sem fins lucrativos que foi, como ainda é, de fundamental importância para o mundo do software livre, criando e aperfeiçoando licenças de software livre, como a GNU General Public License, e agregando toda uma comunidade de programadores que desenvolvem os softwares GNU.
        Atualmente Richard Stallman, alem de desenvolver seu trabalho como programador e à frente da Free Software Foundation, viaja pelo mundo difundindo as ideias e a filosofia do movimento software livre, em palestras em eventos, em entrevistas e etc, travando uma luta contra leis de patente e copyright.
        O primeiro vídeo mostra uma entrevista que é relativamente recente, data do mês de abril de 2010 e foi realizada por um programa jornalistico da TV Pública Argentina (Canal 7 - La TV Publica) durante a passagem de Richard Stallman por Buenos Aires. Nesta entrevista RMS explica o termo hacker no contexto dos anos 80 e na atualidade; fala um pouco da filosofia do software livre; fala sobre as licenças Creative Commons, das quais ele é crítico, devido à liberdade parcial que elas oferecem aos usuários; e termina apresentando perspectivas futuras para o mundo da informática, salientando a importância da liberdade para os usuários.
        O segundo vídeo mostra uma entrevista de RMS para outro programa da TV Pública Argentina (Canal 7 - La TV Publica), e apesar de eu não poder precisar a data, posso supor que tenha sido gravado no mesmo período do vídeo anterior, durante a última passagem de Stallman pela argentina. Neste ele consegue explicar bem o conceito de software livre e o clima é mais descontraído, Stallman aparece fazendo brincadeiras nos bastidores e durante a entrevista diz que gostaria muito de saber dançar o tango.


Nenhum comentário: