sexta-feira, 21 de maio de 2010

BrOffice.org - A versão brasileira do OpenOffice.org

        O projeto OpenOffice.org enfrentou problemas ao distribuir seu produto no Brasil devido à semelhança do nome deste com um já existente e registrado, chamado “Open Office”, tendo que mudar o nome do projeto brasileiro de OpenOffice.org.br para BrOffice.org.

A mudança do nome surgiu em função de um processo movido pela BWS Informática, uma microempresa de comércio de equipamentos e prestação de serviços de informática do Rio de Janeiro que anteriormente já havia registrado a marca Open Office, sob a alegação de que o nome OpenOffice.org, mesmo não sendo exatamente igual, poderia causar confusão aos usuários.[1]

        A continuidade do projeto OpenOffice.org.br se deu após a criação de uma ONG presidida por Claudio Ferreira Filho.

No dia 25 de janeiro de 2006, foi anunciado oficialmente o lançamento da ONG BrOffice.org que passou a organizar as atividades da comunidade OpenOffice.org.br. Apesar da mudança de nome, o BrOffice.org continou representando o OpenOffice.org, com a garantia de todos os instrumentos jurídicos de proteção à marca BrOffice.org. A missão definida para a ONG alinhou-se às atividades da comunidade já em curso e inclui apoiar e desenvolver ações para fomentar a comunidade brasileira do BrOffice.org e seus projetos relacionados. O anúncio foi acompanhado por diversas modificações na estrutura do projeto. Além da formalização através da ONG, o portal do projeto e a configuração do servidor foram totalmente remodelados. Essas ações foram motivadas pela necessidade de prover a estrutura necessária para o desenvolvimento das versões brasileiras do pacote, com recursos diferenciados em relação ao OpenOffice.org original.[2]

        Desse modo, a versão do pacote OpenOffice.org distribuída no Brasil chama-se BrOffice.org, um produto desenvolvido em consonância com a versão original, porém com adaptações e melhorias para nós brasileiros.
        O usuário que estiver em território nacional, ao tentar fazer o download da suíte pelo site oficial do OpenOffice.org, em www.openoffice.org, será redirecionado para o site do projeto brasileiro, localizado em www.broffice.org, podendo assim fazer download do BrOffice.org.
        Algumas distros GNU/Linux distribuídas por organizações com sedes internacionais apresentam o OpenOffice.org pré-instalado, ou à disposição em seus repositórios oficiais, com um pacote de idioma para a localidade do usuário. No caso brasileiro, o usuário poderá desinstalar o OpenOffice.org e instalar o pacote BrOffice.org disponibilizado no site oficial do projeto brasileiro.


Locais importantes para se obter maiores informações sobre o BrOffice.org e sobre o OpenOffice.org:

BrOffice.org (www.broffice.org)
Perguntas Freqüentes sobre o BrOffice.org (www.broffice.org/broo/?q=faq_principal)
Projeto de Documentação do BrOffice.org (www.broffice.org/docs)
Apostilas da Comunidade (www.broffice.org/?q=apostila_comunidade)

OpenOffice.org - Projeto Brasil (br-pt.openoffice.org)
OpenOffice.org - Portugal (pt.openoffice.org)
OpenOffice.org - The Free and Open Productivity Suite (www.openoffice.org)

Wiki Português e Brasileiro (wiki.services.openoffice.org/wiki/PT)
Wiki Português (wiki.services.openoffice.org/wiki/Pt.openoffice.org)
The OpenOffice.org Wiki (http://wiki.services.openoffice.org/wiki/Main_Page)


REFERÊNCIAS

[1] OPENOFFICE.ORG. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2010. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=OpenOffice.org&oldid=20000180>. Acesso em: 14 maio 2010.
[2] BROFFICE.ORG. Sobre o BrOffice.org. Rio de Janeiro: BrOffice.org Projeto Brasil, 2010. Disponível em: <http://www.broffice.org/sobre>. Acesso em: 14 maio 2010.

Nenhum comentário: