segunda-feira, 9 de novembro de 2015

E, tempos depois,... mais um blog volta ao ar! O novo LPCM!

        Escrevo este post para marcar um momento de retomada deste espaço, o qual surgiu em 2008, e que, devido a fatores que explico a seguir, ficou um bom tempo inativo.
        Sei que hoje muitas pessoas escrevem em blogs com diferentes tipos de comprometimento com a escrita. Falo de aspectos como o tamanho dos posts, frequência das publicações, feedback e relação com o público, etc. Pelo fato do formato blog ter essa característica original de diário, de escrita frequente, me vi sem condições de publicar seguidamente com o tipo de escrita que adotei (longa e com certo rigor formal). Quando percebi que era uma empreitada que não poderia abraçar, tendo em vista minhas outras obrigações, desanimei e resolvi deixar pra quando eu pudesse pensar melhor outras formas de escrever.
        Como já relatei, meu contato com software livre ocorreu em torno de 2006, e de lá pra cá, com a presença mais forte da informática na vida de um número crescente de pessoas, a rede foi alimentada com um volume incrível de informação sobre o mundo do software livre. Eu, quando comecei a usar software livre e escrever sobre, tinha certeza que isso aconteceria. Seja porque mais usuários surgiriam e passariam a publicar ou pelo próprio curso natural da popularização do uso da informática, onde as pessoas criam demanda de informação e geram também conteúdos. Enfim, está cada vez mais fácil de aprender a fazer qualquer coisa.
        Quando comecei com os primeiros vídeos aqui do blog, havia pouco conteúdo em português sobre Linux. Hoje é inacreditável a quantidade de informação disponível. Diversos canais especializados surgiram no YouTube, com pessoas publicando vídeos tutoriais e de apresentação de diversas distribuições Linux. O mesmo aconteceu com o mundo da produção musical, com diversos canais interessantes de pessoas publicando informações sobre o assunto.
        Faço essa retrospectiva pra pensar os objetivos e projeções iniciais para este espaço. A ideia era criar conteúdo próprio e original, para assim poder distribuir de forma livre e sem preocupações com licenças de uso. Subestimei a tarefa e superestimei as metas e planos, fato... Tive de abandonar o espaço, poque vi que seria difícil manter tudo sozinho, tendo em vista o ritmo e o padrão de qualidade que planejei. Ou seja, se é pra fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas precariamente, prefiro selecionar prioridades. Muito de todo esse discurso explicativo passa por outra questão que quero explorar futuramente, talvez, o “mal da atualidade”: a procrastinação. Sim, acredito que sofri/sofro desse mal... Eu tenho uma frase que repito sempre: Eu, como “bom brasileiro”, deixo pra depois mesmo!... (risos).
        A escrita neste espaço sempre andou de certa forma paralela com meu contato e dedicação a uma das coisas que mais gosto de fazer: criação e produção musical. Tive de me afastar (mas nem tanto) de meus projetos com a música por cerca de quatro anos (o que dura uma graduação universitária), mas sempre planejando, escrevendo em off, etc. Acho que posso dizer que estou em fase de pré-produção musical faz uns 8 anos (risos)... Tudo isso pra dizer que “agora a coisa vai”! Os projetos foram retomados, estou bem feliz com isso e não pretendo abandoná-los. Sigamos!


O novo Livre Para Criar Música!


        Voltando a tratar da ideia consagrada do blog como um diário, como uma timeline que marca os momentos do autor, decidi não abrir mão desse pressuposto e deixar no ar coisas que estão desatualizadas, postagens com links quebrados, e, ainda. posts que hoje leio e tenho a impressão de certa pretensiosidade na escrita.
        Olhando para trás, fazendo uma retrospectiva, percebi que as postagens do blog refletem um pouco do momento ou estágio em que me encontrava em relação a produção musical e ao contato com o mundo do software livre. Quando comecei em 2008 a postar estava naquele momento de entusiasmo com a possibilidade de produzir minhas músicas com a liberdade que sempre sonhei, além do entusiasmo com a migração completa para o mundo GNU/Linux. Escrevi, porque não dizer, o manifesto Livre Para Criar Música, composto pelas primeiras postagens sobre o blog, onde marquei bem uma etapa e definição deste projeto. Além das postagens refletirem as etapas em que eu estava, marcando uma linha de tempo da minha relação com a produção musical e com o contato com o mundo do Software Livre, percebo que segui uma linha de pensamento para ordem e prioridade nas postagens: planejei postar primeiro informações sobre os softwares que existem para os dois sistemas operacionais, Windows e GNU/Linux, depois postar informações sobre migração de sistema operacional, e, por final, postar informações sobre softwares que existem exclusivamente para a plataforma GNU/Linux. De certa forma consegui fazer isso.
        Olhando para trás e resumindo o blog hoje, diria que: O objetivo do espaço é incentivar o uso de ferramentas livres na produção de arte assim como a distribuição livre dessa produção. O seu conteúdo é composto principalmente por resenhas de softwares livres; tutoriais; artigos sobre produção musical independente; artigos abordando questões politicas, sociais e filosóficas que tangem ao mundo do Software Livre e do Linux; e, resenhas de filmes, matérias e livros relacionados à temática do blog. O espaço se constituiu ainda como um manifesto pró-software livre na criação musical e como um portfólio de aprendizagem, na medida que o trabalho aqui tem um sentido de construção de conhecimento, de avaliação de aprendizagens, de avaliação crítica do que foi escrito ao longo do tempo, de busca por competências para trabalhar com software livre e produção musical, e de desenvolvimento de capacidades para criar e manter este espaço virtual (aprender HTML e CSS para criar o template do blog, por exemplo).
        Tendo em vista o volume de informação disponível hoje sobre o assunto que é foco deste espaço, tendo em vista o número crescente de pessoas que estão se dedicando a tratar desse assunto, e tendo em vista que as outras instâncias da vida me impossibilitam de escrever com um tempo necessário para a formalidade e frequência que pretendia e comecei, terei de manter este espaço de outra maneira, com outra proposta. Serei mais direto; tentarei focar em softwares para a produção musical em GNU/Linux e em assuntos relativos à produção musical; utilizarei mais conteúdos externos, de terceiros, para aliviar o trabalho; e postarei conforme vou retomando alguns conhecimentos que me são necessários neste momento, sem muito apego à metas e planos megalomaníacos. Abraços para todos e até mais!



Nenhum comentário: