segunda-feira, 21 de março de 2011

Eles falam sobre produção musical

        Publiquei há pouco tempo uma página do blog com o objetivo especifico de agregar endereços eletrônicos dos principais sites, portais, blogs e fóruns que tratam de assuntos relacionados à criação e edição musical. Lá, encontram-se links para diversos locais que fui descobrindo ao longo do tempo que pesquiso sobre produção musical, e, com o tempo, novos espaços serão acrescentados. Existem diversas pessoas escrevendo sobre o tema, amadores, profissionais, entusiastas, enfim... com a popularização das tecnologias computacionais voltadas para a produção de música, nada mais natural do que isso, um maior número de pessoas interessadas em falar e ouvir sobre o tema, que encontram na internet um ambiente fértil para troca de informação. Como mencionei na postagem “Produção e difusão de música, ontem e hoje – Pontos de vista sobre algumas mudanças”, hoje o espírito punk do “faça você mesmo” está cada vez mais em voga. A popularização das DAWs (Digital Audio Workstations) e da internet, possibilitou que conhecimentos que antes eram restritos a um número de profissionais da área, chegassem ao alcance de pessoas que não são profissionais, mas que se sentiram capazes de se aventurar em uma área antes restrita.
        Alguns dos locais indicados, tratam tanto de softwares proprietários quanto de softwares livres. Outros estão focados somente em produção com softwares livres, sendo estes os mais indicados para o caso de quem opta pela liberdade. Alguns deles podem ter o foco principal em softwares proprietários, porém podem nos ser úteis por apresentarem artigos sobre hardware, equipamentos e instrumentos musicais e assuntos gerais sobre produção de áudio. Ainda que tenhamos no mundo GNU/Linux softwares para produção de áudio bem populares, como é o caso do Audacity, e softwares de nível profissional, como é o caso do Ardour, o número de sites que tratam especificamente de softwares proprietários é maior em relação aos que direcionam conteúdo para produção com software livre. Isso se deve a diversos fatores, dentre eles a idade dos sistemas GNU/Linux e de muitas ferramentas direcionadas a produção musical, sendo tudo muito recente e desconhecido para uma maioria, e a falta de iniciativa/vontade de profissionais e amadores em experimentar o trabalho em sistemas livres.
        Mais uma vez saliento o quanto acredito ser importante aprender, seja em que área for, a utilizar software livre no desenvolvimento de suas atividades, de seus projetos. Aqui o assunto é produção de áudio, e se você está começando a se aventurar nessa atividade, pode ser ainda mais fácil aprender do que se você já estivesse adaptado à uma tecnologia proprietária, e dependente dela. Software livre não é uma questão de preço, e sim de liberdade, porém o fator econômico pode ser importante para muitos. Se você vê por aí diversos profissionais e até mesmo iniciantes falando somente sobre softwares proprietários que custam caro, com valores distantes de seu alcance, você pode acabar pensando que não existe alternativa a não ser baixar aquela cópia “pirata”. Por favor, não caia nessa armadilha, porque essa “pirataria” de softwares proprietários é ruim pra você. Em pouco tempo você vai estar dependente de uma tecnologia que aprisiona a sua liberdade. Futuramente, quando você pensar que sabe tudo sobre aquele programa, provavelmente você vai querer ensinar outras pessoas a utilizá-lo, e o que você vai dizer para aquele seu amigo que está sempre sem grana? Veja que é um círculo viciante, onde as pessoas sem querer acabam por popularizando uma tecnologia inviável socialmente, insustentável. Somente o software livre pode proporcionar uma verdadeira democratização no uso das tecnologias de produção de áudio. Aqui não existe a palavra “pirataria”, pois o compartilhamento é um dos pilares do software livre. O Linux hoje está preparado para a edição de áudio profissional. Ele não é mais uma alternativa e sim uma realidade. Estamos falando de liberdade, estabilidade e segurança; de sistemas robustos, de alto desempenho, que oferecem um ambiente fantástico para o desenvolvimento de suas atividades no mundo da música no computador.

2 comentários:

Ronald Souza disse...

Parabéns pelo blog, Daniel, e pelo post. Também concordo que hoje não é mais justificável a utilização de meios ilegais, como pirataria de software, para produção musical, frente ao FATO de que essa é uma atividade que pode ser facilmente subsidiada por ferramentas open sources e plataformas linux, sem agregar custo financeiro. Forte abraço!

Unknown disse...

Obrigado pelos comentários.
Ronald, de fato o software livre está aí, com equivalentes a vários softwares proprietários caros e que são constantemente "pirateados", mas enfim, é questão de tempo para que mais pessoas percebam isso.
Abraços!