quarta-feira, 3 de março de 2010

TuxGuitar - Download e instalação do programa

        Na página de download do programa TuxGuitar, a qual pode ser acessada em http://tuxguitar.herac.com.ar/download.html, existem diversos releases, diversos pacotes do software para os sistemas operacionais GNU/Linux, Windows, MacOS e FreeBSD. Os releases basicamente se diferenciam, obviamente, pelos sistemas operacionais aos quais são indicados, pela arquitetura do processador e pela dependência ou não do JRE (Java Runtime Environment).


Em Windows

        Até a data desta postagem, existem quatro releases do TuxGuitar disponíveis para Windows, sendo os seguintes: “Windows-x86 Installer (Excelsior JET Native Release)”, “Windows-x86 Installer”, “Windows-x86 GCJ Native Release”, e o mais recentemente disponibilizado “Windows JCGO Native Release”. De todos, o único que requer o JRE instalado na máquina é o “Windows-x86 Installer”, sendo que o “Windows-x86 GCJ Native Release” não requer nem mesmo instalação.


Em GNU/Linux

        O TuxGuitar encontra-se, em sua versão 1.1, disponível para instalação a partir dos repositórios do Ubuntu, podendo ser instalado utilizando o terminal, o Synaptic, ou os aplicativos Adicionar/Remover Aplicações e Central de Programas Ubuntu. Porém, se o usuário Ubuntu quiser instalar a última versão do programa, terá de fazer download do pacote que contém os binários e após instalá-lo, podendo realizar essa tarefa de forma rápida e simples utilizando o Instalador de pacotes GDebi. Se o usuário já tiver instalado o TuxGuitar 1.1, deverá desinstalá-lo antes de instalar a versão 1.2, e deverá fazê-lo utilizando o Synaptic.

VÍDEOS

Nenhum comentário: