quinta-feira, 31 de março de 2011

Hydrogen – Apresentando o programa

        O Hydrogen é uma “drum machine”, desenvolvida pelo programador italiano Alessandro Cominu, que é distribuída gratuitamente sob os termos da licença de software livre GNU General Public License e com versões para GNU/Linux, Windows e Mac OS X. O programa foi escrito em linguagem de programação C++ e utilizando a biblioteca de desenvolvimento Qt. O sequênciador de bateria Hydrogen é extremamente leve, intuitivo, profissional e flexível em relação aos formatos suportados ao exportar e às formas com que se pode trabalhar um projeto.
        O programa sequencia a partir de padrões (patterns) criados pelo usuário. Em cada "pattern" o usuário programa, utilizando um intuitivo editor, uma sequência de batidas de determinado segmento da música. Após ter todos os patterns necessários para a música inteira, cada um contendo as respectivas partes da música (intro, verso, refrão, solo,..), pode-se editar no sequenciador de música, sequenciando os patterns criados, compondo com esses patterns a linha de tempo da música, estruturando a música. Resumindo, primeiro programa-se uma sequência de batidas no pattern, depois programa-se uma sequência utilizando o(s) pattern(s) criado(s). Essa forma de construção da música, a partir de patterns, torna o processo todo muito rápido e flexível. Um pattern criado pode ser utilizado em várias partes da música, e também pode ser salvo, para ser utilizado em outras músicas.


Características importantes

Sequenciamento de amostras de sons pré-gravados nos formatos “.wav”, “.au”, “.aiff” e “FLAC”: o Hydrogen sequencia essas amostras de sons que foram gravados em estúdio, a partir da microfonação de uma bateria real.

64 linhas verticais por pattern: é sobre essas linhas verticais, que se cruzam com as linhas horizontais referentes às peças da bateria, que clicamos para marcar os pontos que representam as batidas. Cada batida tem seu próprio nível de volume, sendo esta uma das formas de controlar a intensidade de cada batida.

32 canais: um canal por instrumento, cada um com controle de volume, Pan, controles de ganho para 4 plugins, e mais as teclas “Executar exemplo”, “Mudo” e “Solo”. Com isso, tem-se controle total sobre cada peça da bateria, possibilitando um resultado muito realista e profissional.

Canal Master: com controle do volume, teclas “Mute”, “FX” (para exibir editor de plugins) e “Peak” (para exibir os picos dos instrumentos), e controles para “humanizar” a música: “Humanize”, “Velocity” e “Swing”.

Suporte multicamadas: 16 camadas por instrumento.

Importação, Exportação e criação de Drumkits: Para ter mais kits disponíveis além dos que acompanham o programa, pode-se fazer download dos kits disponibilizados no site do programa, importando-os posteriormente. Pode-se montar um kit personalizado com as peças de todos esses kits instalados ou montar um kit do zero, a partir de amostras pré-gravadas que por vezes são disponibilizadas na internet. Todos os kits, sejam os prontos, os personalizados, ou os criados, podem ser exportados, para segurança do usuário.

Suporte aos plugins de efeito LADSPA: slots para 4 plugins diferentes, os quais podem ser direcionados para cada um dos canais do mixer (4 efeitos por peça).

Integração com os sistemas de audio Jack, ALSA, PortAudio e OSS.

Integração e sincronização via Jack com outros softwares: o Hydrogen pode ser conectado ao Audacity ou ao Ardour para uma mixagem com outros instrumentos.

Gravação de eventos MIDI: a partir de teclado conectado em uma das entradas disponibilizadas pelos controladores ALSA MIDI e PortMidi.

Exporta para os formatos WAV e MIDI: O formato WAV pode ser utilizado em editores de áudio (Audacity, Ardour,...) em mixagens com outros instrumentos, e o formato MIDI, em sequenciadores MIDI (Rosegarden). Esses formatos também podem ser ouvidos em players que os suportem.

Bateria realista: através do uso de amostras pré-gravadas de baterias acústicas, da randomização de velocidade e intensidade das batidas, e da aplicação de ganho nos controles Humanize, Velocity e Swing, além da utilização de efeitos para dar ambientação. Ouça algumas músicas demo disponibilizadas em sourceforge.net/projects/hydrogen/files/Hydrogen/demos/.


Download e instalação

Windows

        A última e única versão pronta para Windows é a versão 0.9.4 (hydrogen-windows-installer-20060309.exe), que apresenta menos recursos que as atuais versões para GNU/Linux, porém existem mais duas versões teste, 0.9.5 (hydrogen_0.9.5-beta2.exe) e 0.9.6 (hydrogen_0.9.6-alpha1.exe).

GNU/Linux

        O Hydrogen encontra-se disponível para instalação a partir dos repositórios de varias distribuições GNU/Linux, podendo ser instalado via ferramentas gráficas, como “Synaptic” ou ferramentas tipo “Adicionar/Remover Aplicações”, ou via terminal. Se necessário, ou se assim preferir, o usuário pode baixar os fontes compactados ou os pacotes binários do programa, e compilá-lo.

Confira todas as versões em:


Considerações finais

        O Hydrogen é realmente um programa fantástico, que só tem evoluído com o tempo, o que mostra que as possibilidades futuras serão ainda maiores. A integração com sistemas de áudio e com outros softwares em GNU/Linux, fazem dele uma ferramenta flexível, dinâmica, sendo uma parte importante do conjunto de softwares direcionados para a produção musical em ambiente GNU/Linux.
        Criar uma música no Hydrogen é relativamente fácil, mesmo que você não seja baterista. Se você tiver um bom ouvido para música, com certeza vai perceber isso. Se você for um baterista, ou compor com auxílio de um, o resultado será ainda melhor.
        O Hydrogen pode ser obtido em sua página oficial, na área de downloads, em www.hydrogen-music.org/?p=download, e também no SourceForge.net, em sourceforge.net/projects/hydrogen/files/Hydrogen/. Drumkits estão disponíveis em sourceforge.net/projects/hydrogen/files/Sound%20Libraries/. O manual em inglês encontra-se em www.hydrogen-music.org/content/tutorial/manual_en.html, e traduzido para o português no Estúdio Livre, em www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=Hydrogen.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Eles falam sobre produção musical

        Publiquei há pouco tempo uma página do blog com o objetivo especifico de agregar endereços eletrônicos dos principais sites, portais, blogs e fóruns que tratam de assuntos relacionados à criação e edição musical. Lá, encontram-se links para diversos locais que fui descobrindo ao longo do tempo que pesquiso sobre produção musical, e, com o tempo, novos espaços serão acrescentados. Existem diversas pessoas escrevendo sobre o tema, amadores, profissionais, entusiastas, enfim... com a popularização das tecnologias computacionais voltadas para a produção de música, nada mais natural do que isso, um maior número de pessoas interessadas em falar e ouvir sobre o tema, que encontram na internet um ambiente fértil para troca de informação. Como mencionei na postagem “Produção e difusão de música, ontem e hoje – Pontos de vista sobre algumas mudanças”, hoje o espírito punk do “faça você mesmo” está cada vez mais em voga. A popularização das DAWs (Digital Audio Workstations) e da internet, possibilitou que conhecimentos que antes eram restritos a um número de profissionais da área, chegassem ao alcance de pessoas que não são profissionais, mas que se sentiram capazes de se aventurar em uma área antes restrita.
        Alguns dos locais indicados, tratam tanto de softwares proprietários quanto de softwares livres. Outros estão focados somente em produção com softwares livres, sendo estes os mais indicados para o caso de quem opta pela liberdade. Alguns deles podem ter o foco principal em softwares proprietários, porém podem nos ser úteis por apresentarem artigos sobre hardware, equipamentos e instrumentos musicais e assuntos gerais sobre produção de áudio. Ainda que tenhamos no mundo GNU/Linux softwares para produção de áudio bem populares, como é o caso do Audacity, e softwares de nível profissional, como é o caso do Ardour, o número de sites que tratam especificamente de softwares proprietários é maior em relação aos que direcionam conteúdo para produção com software livre. Isso se deve a diversos fatores, dentre eles a idade dos sistemas GNU/Linux e de muitas ferramentas direcionadas a produção musical, sendo tudo muito recente e desconhecido para uma maioria, e a falta de iniciativa/vontade de profissionais e amadores em experimentar o trabalho em sistemas livres.
        Mais uma vez saliento o quanto acredito ser importante aprender, seja em que área for, a utilizar software livre no desenvolvimento de suas atividades, de seus projetos. Aqui o assunto é produção de áudio, e se você está começando a se aventurar nessa atividade, pode ser ainda mais fácil aprender do que se você já estivesse adaptado à uma tecnologia proprietária, e dependente dela. Software livre não é uma questão de preço, e sim de liberdade, porém o fator econômico pode ser importante para muitos. Se você vê por aí diversos profissionais e até mesmo iniciantes falando somente sobre softwares proprietários que custam caro, com valores distantes de seu alcance, você pode acabar pensando que não existe alternativa a não ser baixar aquela cópia “pirata”. Por favor, não caia nessa armadilha, porque essa “pirataria” de softwares proprietários é ruim pra você. Em pouco tempo você vai estar dependente de uma tecnologia que aprisiona a sua liberdade. Futuramente, quando você pensar que sabe tudo sobre aquele programa, provavelmente você vai querer ensinar outras pessoas a utilizá-lo, e o que você vai dizer para aquele seu amigo que está sempre sem grana? Veja que é um círculo viciante, onde as pessoas sem querer acabam por popularizando uma tecnologia inviável socialmente, insustentável. Somente o software livre pode proporcionar uma verdadeira democratização no uso das tecnologias de produção de áudio. Aqui não existe a palavra “pirataria”, pois o compartilhamento é um dos pilares do software livre. O Linux hoje está preparado para a edição de áudio profissional. Ele não é mais uma alternativa e sim uma realidade. Estamos falando de liberdade, estabilidade e segurança; de sistemas robustos, de alto desempenho, que oferecem um ambiente fantástico para o desenvolvimento de suas atividades no mundo da música no computador.