sábado, 12 de fevereiro de 2011

OpenOffice.org 2.4 + metapacote "broffice.org" no Debian 5.0.4

        Como mencionado na postagem "OpenOffice.org - Download e instalação”, algumas distros GNU/Linux distribuídas por organizações com sedes internacionais apresentam o OpenOffice.org pré-instalado, ou à disposição em seus repositórios oficiais, com um pacote de idioma para a localidade do usuário. Algumas distros podem também apresentar um metapacote chamado “broffice.org” pré-instalado ou à disposição em seus repositórios. Esse metapacote modifica uma instalação do OpenOffice.org, fazendo com que, por exemplo, as telas de abertura, janelas e menus sejam exibidos com o nome BrOffice.org, ao invés de OpenOffice.org. Esse é o caso do Debian 5.0.4, o qual apresenta o OpenOffice.org 2.4 mais o metapacote "broffice.org" pré-instalados por padrão.
        No vídeo abaixo tudo pode ser entendido melhor. Nele demonstro que os pacotes de aplicativos da suíte OpenOffice.org encontram-se instalados, ao serem visualizados através do “Adicionar/Remover Aplicações”, e que o pacote “broffice.org” também, ao ser visualizado através do “Gerenciador de Pacotes Synaptic”. Ainda na sequência do vídeo, demonstro a desinstalação, via Synaptic, do metapacote “broffice.org” e as modificações ocorridas após.



P.S.: Na data de publicação desta postagem o Debian e o OpenOffice.org já encontravam-se em versões superiores.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Eles falam sobre Software Livre

        Publiquei há pouco tempo uma página do blog com o objetivo especifico de agregar endereços eletrônicos dos principais sites, portais, blogs e fóruns que tratam de assuntos relacionados a sistemas GNU/Linux e softwares livres. Por enquanto a página “Eles falam sobre Software Livre” apresenta sites bem conhecidos, que são referências para a comunidade de usuários de sistemas e softwares livres, porém, com o tempo, pretendo editar a página acrescentando outros sites que fui descobrindo ao longo do tempo que pesquiso sobre o assunto.
        Hoje, o volume de informações a respeito do assunto software livre é imenso, o que não é de se admirar, tendo em vista que a história do software livre está intimamente ligada à internet e que é na rede que usuários e desenvolvedores encontram um espaço amplo para discutir soluções para problemas, ideias etc. A cada dia novos espaços surgem com o objetivo de divulgar o mundo GNU/Linux. Espaços como este do Livre Para Criar Música, blogs escritos muitas vezes por usuários e não desenvolvedores, entusiastas e divulgadores do software livre. A cada dia mais documentação é traduzida e disponibilizada na rede, contribuições técnicas são publicadas, surgem noticias sobre novas distros, novos softwares etc. Pra quem já é usuário de um sistema GNU/Linux e acompanha as notícias sobre, sabe que no mundo do software livre tudo é muito dinâmico. Problemas são resolvidos rapidamente justamente pelo ambiente colaborativo e solidário que envolve o desenvolvimento e uso desses sistemas.
        Resumindo, informar-se e aprender sobre software livre e sobre as distribuições GNU/Linux é muito fácil. Atualmente, mesmo que você não vá atrás de informações sobre o tema, elas acabam chegando até você, devido a popularização de alguns softwares livres e de algumas distros, como é o caso de um software como o OpenOffice.org ou de uma distro como o Ubuntu. Encontrar solução para problemas, dúvidas e dificuldades de uso é muito fácil, pois muita gente está disposta a ajudar, retribuindo a ajuda que recebeu anteriormente. É verdade que com tanta informação disponível muitos podem ficar perdidos, sem saber por onde começar. Na minha opinião a vontade de pesquisar sobre softwares livres e sistemas GNU/Linux é o grande começo, é o que vai mover o usuário a ir mais a fundo ao ponto de migrar de um sistema proprietário para um sistema livre. Aprender Linux é hoje uma opção ao alcance de qualquer usuário de computador com acesso a Internet. Mesmo fora da Internet a informação pode chegar até as pessoas, por intermédio de amigos, de colegas de trabalho e de aula, pela própria atividade no trabalho (em casos de empesas e órgão que adotaram o software livre). Eu não preciso dizer o quanto acredito ser importante esse aprendizado, enquanto entusiasta e divulgador do software livre. Ele está cada vez mais presente em empresas públicas e privadas, instituições de ensino, órgãos governamentais, instituições financeiras etc. Com isso, conteúdo relacionado ao tema passou a ser cobrado em provas de informática de concursos públicos, como um exemplo visível de que algo está mudando. Esse aprendizado é investimento, e o custo pode ser somente de tempo, com retorno em um futuro onde o software livre poderá fazer parte da sua realidade. Seja qual for sua atividade e o tipo de uso que faça do computador, esse investimento lhe garantirá algo que não tem preço: a sua liberdade como usuário. Enfim, Eles falam sobre Software Livre e auxiliarão você na busca pela liberdade oferecida pelo software livre.