sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Afinador online de guitarra by Mike Gieson

        Acredito que este post poderá ser útil em termos práticos mesmo, eu mesmo já tive de utilizar este tipo de ferramenta online disponibilizado em outros sites. Bom, a verdade é que criei este post só pensando em mim mesmo!... Brincadeira pessoal! O afinador online pode ser útil em diversos momentos: quando você está sem um de verdade; quando você está sem bateria para um de verdade; quando você está com preguiça para ligar um de verdade; quando você está sem ao menos um diapasão; ou, quando não quer instalar um afinador em seu computador. Além do que, muitos dos afinadores disponibilizados online apresentam diversas possibilidades para afinação além da padrão, portanto pode ser melhor do que utilizar um simples diapasão ou um afinador digital limitado. Indico a postagem “Afinadores online para guitarra, violão, contrabaixo e outros instrumentos de corda” onde apresentei uma lista com informações sobre diversos afinadores online e links para os mesmos.
        Custei um pouco a encontrar afinadores os quais a utilização em outros sites fosse autorizada pelo autor. Depois demorei para encontrar as fontes diretas, já que estes afinadores estão espalhados por vários sites. Após algumas buscas consegui encontrar o “Online Guitar Tuner” by Mike Gieson, que encontra-se abaixo, e mais dois afinadores disponibilizados pelo site “How To Tune A Guitar”, os quais encontram-se na postagem “Afinadores online para guitarra e baixo by How To Tune A Guitar”.


Guitar Tuner courtesy of the folks at Wimpy Player


Saiba mais sobre o afinador

        O Online Guitar Tuner by Mike Gieson encontra-se em www.gieson.com/Library/projects/utilities/tuner, onde o seu código também é disponibilizado para ser incorporado em outros sites.

Autor: Mike Gieson - www.gieson.com
Descrição: Online Guitar Tuner - a cool interactive web app for tuning a guitar by ear.
Comentários do blog: Este afinador para guitarra e violão encontra-se incorporado em vários sites, pois o autor disponibilizou o código. Ele simula o som de cordas de guitarra com a afinação padrão (E A D G B E), e para ouvir o som, basta acionar as chaves clicando sobre elas ou sobre as cordas na imagem. Apresenta os botões e chaves “DELAY”, “GUITAR/TONE” (para selecionar som de guitarra ou somente tom da nota) e AUTO ADVANCE/HOLD (para ir trocando automaticamente para a próxima corda ou para tocar sempre a mesma corda).

domingo, 2 de janeiro de 2011

CoGrOO - Corretor Gramatical acoplável ao OpenOffice.org

        O CoGrOO (sigla para Corretor Gramatical acoplável ao OpenOffice.org) é um corretor gramatical de código aberto que é distribuído gratuitamente sob os termos da licença de software livre GNU Lesser General Public License (LGPL), da Free Software Foundation, e que é acoplável à suíte de aplicativos para escritório livres OpenOffice.org (e sua versão brasileira BrOffice.org).
        Abaixo segue uma rápida explicação, encontrada na página do CoGrOO, sobre a diferença entre corretores ortográficos e gramaticais:

* corretor ortográfico: detecta erros de grafia nas palavras, por exemplo, a palavra "sugeito" com a letra "g", em vez de "sujeito" com a letra "j". Além disso, sugere uma medida corretiva para a solução do erro, que é a substituição da palavra grafada incorretamente pela palavra grafada corretamente.
* corretor gramatical: detecta erros nas relações entre as palavras, por exemplo, na sentença "Os menino estudam demais.", o corretor gramatical detecta o erro na concordância entre o artigo "os" e o substantivo "menino". E também sugere uma medida corretiva, como a substituição da palavra "menino" pela mesma palavra flexionada no plural, que é "meninos".

        Enquanto o VERO - Verificador Ortográfico faz a verificação de erros de grafia nas palavras de um texto e posteriormente sugere a correção, o CoGrOO faz a verificação de erros nas relações entre as palavras, sugerindo posteriormente a correção.
        O CoGrOO é capaz de detectar diversos tipos de erros gramaticais, como colocação pronominal, concordância nominal, concordância entre sujeito e verbo, concordância verbal, uso de crase, regência nominal, regência verbal e erros comuns da língua portuguesa escrita.


Saiba se está com o CoGrOO instalado e utilizando a última versão

        Para saber se está com o CoGrOO instalado e utilizando a última versão, abra um dos aplicativos da suíte BrOffice.org (ou OpenOffice.org), como Writer, e vá em Ferramentas > Gerenciador de extensão... Para que o CoGrOO realize a verificação, lembre-se de verificar suas configurações de idioma padrão e de verificação automática, em Ferramentas > Opções... > Configurações de idioma. Em "Idiomas" habilite o "Padrão - Português (Brasil)" e nas Opções de “Recursos para redação” selecione "Verificar gramática ao digitar".


Download do CoGrOO

        O verificador gramatical CoGrOO encontra-se disponível para download em sua página oficial, em cogroo.sourceforge.net/download/current.html, atualmente na versão 3.1.0.


Instalação do CoGrOO

        A instalação, desinstalação e atualização tanto em Windows quanto em GNU/Linux é feita através do “Gerenciador de extensão” do BrOffice.org (ou do OpenOffice.org) encontrado em “Ferramentas”. Apesar de serem operações simples, pode-se ter de executá-las como administrador, no caso de usuários de Windows, ou como superusuário (root), no caso de usuários de GNU/Linux. A página “Instruções para Instalação e Desinstalação” do CoGrOO, apresenta instruções completas para a instalação nesses sistemas.
        Antes de instalar a versão atual do CoGrOO, é necessário remover a versão anterior, caso esteja instalada. A necessidade de estar logado como administrador ou como superusuário (root) para remover versões antigas vai depender de como ela foi instalada. Se foi por seu usuário, poderá removê-la tranquilamente, pois o botão “Remover” estará destravado, se não, terá de logar-se como administrador ou como superusuário (root).
        Como administrador ou como superusuário (root), abra um dos aplicativos da suíte BrOffice.org (ou OpenOffice.org), como Writer, e vá em Ferramentas > Gerenciador de extensão... Verifique se não está instalada alguma versão anterior. Se estiver, remova-a, reinicie o BrOffice.org e acesse novamente o Gerenciador de extensão. Após, clique em “Adicionar” e na próxima janela navegue até o local onde salvou o arquivo, selecionando-o e clicando em “Abrir”. Escolha entre deixá-lo disponível para todos os usuários ou só para você, feche o gerenciador e o OpenOffice.org. Com isso, é só abrir o Writer e testar as mudanças.


Atualização de versão já instalada

        Para atualizar uma versão já instalada do CoGrOO, como administrador ou como superusuário (root) abra um dos aplicativos da suíte BrOffice.org (ou OpenOffice.org), como Writer, e vá em Ferramentas > Gerenciador de extensão... Clique em “Verificar se há atualizações...” e após, caso exista, selecione o CoGrOO e clique em “Instalar”.


FONTES

CoGrOO - Corretor Gramatical acoplável ao OpenOffice.org. Disponível em: <http://cogroo.sourceforge.net/>. Acesso em: 2 jan. 2011.

COGROO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2009. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=CoGrOO&oldid=16211347>. Acesso em: 2 jan. 2011.