segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

VERO - Verificador Ortográfico

        O VERO - Verificador Ortográfico é um corretor ortográfico de código aberto que é distribuído gratuitamente sob os termos da licença de software livre GNU Lesser General Public License (LGPL), da Free Software Foundation, e que pode ser instalado em editores de texto igualmente de código aberto (OpenOffice.org, BrOffice.org) e em aplicativos da família Mozilla, como o navegador Firefox e o cliente de e-mails Thunderbird. O coordenador da equipe de 136 colaboradores que desenvolve o Projeto VERO é o sergipano Raimundo Santos Moura, que mostra nesta página como usuários podem colaborar com o projeto.
        Abaixo segue uma rápida explicação, encontrada na página do CoGrOO, sobre a diferença entre corretores ortográficos e gramaticais:

* corretor ortográfico: detecta erros de grafia nas palavras, por exemplo, a palavra "sugeito" com a letra "g", em vez de "sujeito" com a letra "j". Além disso, sugere uma medida corretiva para a solução do erro, que é a substituição da palavra grafada incorretamente pela palavra grafada corretamente.
* corretor gramatical: detecta erros nas relações entre as palavras, por exemplo, na sentença "Os menino estudam demais.", o corretor gramatical detecta o erro na concordância entre o artigo "os" e o substantivo "menino". E também sugere uma medida corretiva, como a substituição da palavra "menino" pela mesma palavra flexionada no plural, que é "meninos".

        Como o próprio nome sugere, o VERO verifica erros de grafia nas palavras de um texto, como equívocos em relação ao uso de "s" e "ss", "s" e "ç", "s" e "z", "g" e "j", "x" e "ch"; acento agudo, circunflexo e grave; trema e til; hífen etc. Tudo seguindo a norma culta e o novo Acordo Ortográfico de 1990, que entrou em vigor a partir de 1º de janeiro de 2009. Com o VERO instalado, palavras digitadas com grafia errada serão grifadas em vermelho. Ao clicar com o botão direito do mouse, o usuário poderá escolher em uma lista de sugestões a palavra correta.
        O VERO é um dos projetos que andam paralelamente ao desenvolvimento do OpenOffice.org e sua versão para brasileiros BrOffice.org e que visam oferecer complementos para essas suítes, ampliando sua eficiência e funcionalidade. Outro exemplo de complemento é o CoGrOO - Corretor Gramatical, que ao ser acoplado a essas suítes verifica erros de gramática nos textos (saiba mais aqui). Não é preciso dizer da importância de ferramentas como essas, que juntas ao BrOffice.org oferecem um ambiente seguro para quem escreve textos para trabalhos escolares, acadêmicos, documentos oficiais etc.


O VERO saiu na frente

        Como já mencionei, a análise feita pelo VERO baseia-se no Acordo Ortográfico de 1990, que entrou em vigor a partir de 1º de janeiro de 2009, e numa demonstração da agilidade e eficiência do software livre, o Projeto VERO fez com que o BrOffice.org fosse o primeiro software a atualizar-se em relação ao novo Acordo Ortográfico, quando em julho de 2008, antes mesmo dele ter entrado em vigor, disponibilizou o Verificador para download. Saiu muito na frente da suíte proprietária e de código fechado MS Office, que estará adaptada às novas regras até 2012. Veja um pouco da repercussão do fato na mídia:

Softwares se adaptam ao acordo ortográfico - Rafael Capanema da Folha de S.Paulo – 08/10/2008
Software em português tem adaptação lenta à reforma ortográfica - Por Pedro Marques, editor assistente do IDG Now! - 26/11/2008
Você achava que sabia escrever? Aprenda de novo - Gisela Anauate, Thaís Ferreira e Ana Aranha da Revista Época – 30/12/2008
BrOffice tem corretor atualizado, Word não - Daniela Moreira, de INFO Online – 05/01/2009
Reforma ortográfica para o seu computador - O Dia Online – 04/02/2009
Outras Notícias: VERO é referência na mídia


Saiba se está com o VERO instalado e utilizando a última versão

        Para saber se está com o VERO instalado e utilizando a última versão, abra um dos aplicativos da suíte BrOffice.org (ou OpenOffice.org), como Writer, e vá em Ferramentas > Gerenciador de extensão... Outra maneira, é proceder conforme indicado na página do VERO: “Digite superincrível, subpadrão, ruguinha, miniauditório, se elas aparecerem grifadas em vermelho é sinal de que está desatualizado.” Antes dos procedimentos acima, lembre-se de verificar suas configurações de idioma padrão e de Verificação automática. Veja como na página “Dicas do VERO”. Na imagem abaixo vemos que a atual versão 2.0.8 está instalada.


FIGURA 1: Gerenciador de extensão do BrOffice.org 3.2.1

Download do VERO

        O VERO - Verificador Ortográfico encontra-se disponível para download em sua página oficial, em www.broffice.org/verortografico/baixar, atualmente na versão 2.0.8.


Instalação do VERO

        A instalação ou atualização tanto em Windows quanto em GNU/Linux é feita através do “Gerenciador de extensão” do BrOffice.org (ou do OpenOffice.org) encontrado em “Ferramentas”. Apesar de serem operações simples, pode-se ter de executá-las como administrador, no caso de usuários de Windows Vista, ou como superusuário (root), no caso de usuários de GNU/Linux. A página de “Dicas do VERO” apresenta instruções completas para a instalação nesses sistemas.
        Como administrador ou como superusuário (root), abra um dos aplicativos da suíte BrOffice.org (ou OpenOffice.org), como Writer, e vá em Ferramentas > Gerenciador de extensão... Verifique se não está instalado o “Portuguese spelling dictionary (Brasil)”. Se estiver, remova-o. Após, clique em “Adicionar” e na próxima janela navegue até o local onde salvou o arquivo, selecionando-o e clicando em “Abrir”. Escolha entre deixá-lo disponível para todos os usuários ou só para você, feche o gerenciador e o OpenOffice.org. Com isso, é só abrir o Writer e testar as mudanças.


Atualização de versão já instalada

        Para atualizar uma versão já instalada do VERO, como administrador ou como superusuário (root) abra um dos aplicativos da suíte BrOffice.org (ou OpenOffice.org), como Writer, e vá em Ferramentas > Gerenciador de extensão... Clique em “Verificar se há atualizações...” e após, caso exista, selecione o VERO e clique em “Instalar”.


Instalação no Mozilla

        Veja em “Instalando o VERO no MOZILLA” instruções para instalação no navegador Firefox e no leitor de e-mails Thunderbird.


FONTES

BrOffice.org. Verificador Ortográfico. Disponível em: <http://www.broffice.org/verortografico>. Acesso em: 20 dez. 2010.

VERO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2009. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=VERO&oldid=15160304>. Acesso em: 20 dez. 2010.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Tirando o pó do blog

        Depois de cinco meses da postagem “Pit stop (1)” ter sido publicada, estou de volta para tirar o pó do blog. Naquela postagem avisei que iria fazer uma parada estratégica para ajeitar as coisas por aqui. A ideia era ficar um mês sem postar, mas quando comecei os trabalhos de revisão das postagens, percebi que já havia acumulado muito material e que a coisa levaria tempo. E o fato é que tempo me faltou para essa tarefa, e para outras... mas enfim,... quando percebi que já havia se passado mais de dois meses, fui lá e tasquei um risco (tachado) sobre a parte em que previa um mês sem postar. Ainda que eu tenha publicado a postagem “Aniversário do blog - Um ano no ar”, para marcar essa data importante, de lá pra cá nada mais foi publicado, porém produzi mais materiais que se somam ao que já estava pronto mas não publicado. Sendo assim, pretendo continuar a postar em uma frequência semelhante a de antes da parada, seguindo a mesma lógica de postagem e aquela linha condutora que volta e meia me gera certa ansiedade... hehehe!
        Preciso registrar que ao rever as postagens iniciais, mais especificamente as que tratam “Sobre este blog”, fiquei com a impressão de ter sido nesses momentos iniciais de certa forma, e não sei se esta seria a palavra, pretensioso. Talvez não seja mesmo a palavra. Quero dizer que talvez exagerei nas expectativas, na organização, nas explicações... sei lá... É claro que naquele momento eu estava meio que afetado por algo que vou chamar de “febre de blogueiro”, ou algo assim. Na verdade acho que o início de qualquer coisa é o mais emocionante mesmo, e com o passar do tempo as coisas vão se acalmando, as impressões e as interpretações sobre o que passou passam mais pela racionalidade que pela emoção. De qualquer forma, acho que tudo serve para algo. Eu afirmei que iria “corrigir possíveis freetardices, noobices, nerdices, e afins”, porém alguma coisa ficou, e de propósito.