sexta-feira, 9 de julho de 2010

Pit stop (1)

        Ao longo da existência deste espaço pretendo de tempos em tempos fazer paradas estratégicas para rever, refazer, aperfeiçoar o que já foi feito. Já faz meses que o blog está no ar e acho que agora é o momento para fazer a primeira dessas paradas e organizar as coisas por aqui, ficando um tempo não maior que um mês sem postar. Já tenho alguma noção de coisas que deixei pra depois, coisas do tipo: Ah! Depois eu arrumo isso... Bom, não são coisas que comprometam a transmissão da informação, o entendimento, são pequenos detalhes, coisas que poderiam complementar a informação, e etc. Vou implementar melhorias no layout do blog, acrescentar links em local acessível para os principais portais de software livre, pontos de cultura, e etc. Quero encontrar e corrigir possíveis freetardices, noobices, nerdices, e afins... alguém deve estar pensando: Ah, então vai ter que refazer tudo do zero. Hehe! Brincadeira!
        Além disso, tenho acumulado vários vídeos de apresentações e instalações de softwares que tenho que editar e enviar para o canal do YouTube. Alias, sobre isso, tratei em postagem anterior de um problema está ocorrendo com o envio de vídeos Ogv para o YouTube, e também sobre o que estou pensando em fazer sobre.
        Geralmente essas paradas ocorrerão em momentos em que postagens não revisadas se acumularam e em momentos onde minhas outras atividades comprometam minha dedicação ao blog. Provavelmente me planejarei para que essas duas situações ocorram ao mesmo tempo. Mas também podem ocorrer em tempos onde eu esteja com mais tempo para rever tudo com calma, me dedicar mais ao meu trabalho com a música, e etc.
        Então, aguardem novas postagens, melhorias no blog e nas postagens já no ar, e até mais.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Afinadores online para guitarra e baixo by How To Tune A Guitar

        Acredito que este post poderá ser útil em termos práticos mesmo, eu mesmo já tive de utilizar este tipo de ferramenta online disponibilizado em outros sites. Bom, a verdade é que criei este post só pensando em mim mesmo!... Brincadeira pessoal!
        O afinador online pode ser útil em diversos momentos: quando você está sem um de verdade; quando você está sem bateria para um de verdade; quando você está com preguiça para ligar um de verdade; quando você está sem ao menos um diapasão; ou, quando não quer instalar um afinador em seu computador. Além do que, muitos dos afinadores disponibilizados online apresentam diversas possibilidades para afinação além da padrão, portanto pode ser melhor do que utilizar um simples diapasão ou um afinador digital limitado. Indico a postagem “Afinadores online para guitarra, violão, contrabaixo e outros instrumentos de corda”, onde apresentei uma lista com informações sobre diversos afinadores online e links para os mesmos.
        Custei um pouco a encontrar afinadores que pudessem ser utilizados em outros sites com a autorização dos autores. Depois demorei para encontrar as fontes diretas, já que estes afinadores estão espalhados por vários sites. Após algumas buscas consegui encontrar o “Online Guitar Tuner” by Mike Gieson, que apresentarei em postagem futura, e os dois afinadores que encontram-se abaixo, um para guitarra ou violão e outro para contrabaixo. Tratam-se dos afinadores online Tune-o-matic disponibilizados pelo site “How To Tune A Guitar”.


Afine sua guitarra ou violão


Versão completa do afinador de guitarra com vários recursos: FREE Online Guitar Tuner.
Código do afinador de guitarra em miniatura para incorporar em seu site: FREE Mini Tuner Widget.


Afine seu contrabaixo


Versão completa do afinador de contrabaixo com vários recursos: FREE Online Bass Guitar Tuner.
Código do afinador de baixo em miniatura para incorporar em seu site: FREE Mini Bass Tuner Widget.


Saiba mais sobre os afinadores

Guitar Tuner by HowToTuneAGuitar.org: www.howtotuneaguitar.org
Autor: How To Tune A Guitar - www.howtotuneaguitar.org
Descrição: This tuner also has alternate guitar tuning options. You can tune to Standard, Drop D, Open C, Open G, Open D, Open G, Half Step Down, Full Step Down, Open E or Admiral.
Comentários do blog: O afinador consiste em uma imagem de um módulo com um botão para cada corda. Para ouvir o som deve-se clicar sobre o botão. A versão simples deste afinador para guitarra e violão (com afinação padrão) encontra-se incorporado em vários sites além do oficial, pois o autor disponibilizou o código. A versão completa do site oficial possibilita diversos tipos de afinação além da padrão (E A D G B E), além de opções de seleção de instrumento (guitarra elétrica com e sem distorção, violão cordas de aço e de náilon, etc), regulagem de delay, e função “ AUTO ADVANCE” (para passar automaticamente para a próxima corda a ser afinada).

Bass Guitar Tuner by HowToTuneAGuitar.org: www.howtotuneaguitar.org/tuning/bass-guitar-tuner
Autor: How To Tune A Guitar - www.howtotuneaguitar.org
Descrição: Use this free tuner to tune your bass guitar. Also has alternate tunings including: Half Step, Full Step, Drop D and Custom mode.
Comentários do blog: O afinador consiste em uma imagem de um módulo com um botão para cada corda. Para ouvir o som deve-se clicar sobre o botão. A versão simples deste afinador para contrabaixo (com afinação padrão) encontra-se incorporado em vários sites além do oficial, pois o autor disponibilizou o código. A versão completa do site oficial possibilita diversos tipos de afinação além da padrão (E A D G), além de opções de regulagem de delay, e função “ AUTO ADVANCE” (para passar automaticamente para a próxima corda a ser afinada).