quinta-feira, 24 de junho de 2010

Problemas com vídeos Ogv enviados para o YouTube

        Abri esta postagem para informar que algum problema está ocorrendo com o envio de vídeos Ogv para o YouTube, um problema que começou a ocorrer com a atual versão do Theora utilizado no Ubuntu 10.04 LTS e no Ubuntu Studio 10.04 LTS, ao menos acredito ser isso, já que até o momento nunca tive problemas com vídeos nesse formato produzidos como o gtk-recordMyDesktop em outras versões do Ubuntu e do Ubuntu Studio. Está sendo um pouco difícil encontrar informações sobre esse problema, que pelo que pesquisei até agora está ocorrendo com várias pessoas. Inclusive ao pesquisar no YouTube por algo tipo “Ubuntu 10.04 ogv” pode-se encontrar vários vídeos como o que se encontra abaixo, o qual enviei para teste. De qualquer forma em breve acrescento informações de tudo que eu descobrir aqui mesmo neste post, o qual criei também com o objetivo de encontrar pessoas com o mesmo problema que possam acrescentar algo através dos comentários.


        Para mim, assistir vídeos no YouTube já era um problema pela dependência do Flash Player, que é o que eu chamo de “o bife no prato vegetariano”... depois falo mais sobre isso... ou não... hehe... É que pra mim até hoje não rolou o Gnash ou o Swfdec, que pelo que pesquisei andam a passos lentos. Bom, alguém vai dizer: mas qual é o problema se quase todos os portais de vídeo da internet hoje utilizam essa tecnologia, que é tão popular? Na própria pergunta já está resposta. Esse fato em si é um problema. Como a transmissão de informação pode ficar dependente de um produto desenvolvido por uma única empresa? Isso é preocupante, e é urgente (esses dias disseram na TV que esse termo está saturado) que outra tecnologia para visualização de vídeos passe a ser implementada de modo efetivo. Aguardemos o famigerado HTML 5 para acabar com essa, como diria uma pessoa que conheço, “palhaçadinha”. Ao menos é o que muitos acreditam que vai acontecer.
        Ainda que algumas atitudes já estejam sendo tomadas, como a do próprio YouTube com seu HTML5 beta, a substituição dessa tecnologia parece que vai demorar, estando dependente, entre outras coisas, de um acordo por parte dos fabricantes sobre que codec de vídeo utilizar, da própria vontade desses fabricantes em implementar essa tecnologia, da iniciativa de desenvolvedores de sites em oferecer essa possibilidade ao público, de um número maior de portais implementarem as mudanças, e etc. Esse assunto é algo que me interessa e em breve postarei sobre e mais profundamente.
        Quando eu coloquei o canal no ar, salientei que ele seria importante para alcançar um número maior de pessoas, o que é possível pela popularidade do YouTube. Quem tem acompanhado os vídeos percebeu que no final de cada um apresento o endereço do blog e aviso que o mesmo vídeo está disponível para download em formato Ogv, através de links no blog, pois a ideia é fazer esse material circular em um formato livre. Assim, o YouTube está sendo útil para a visualização online dos vídeos, para difundir o blog, e para que eu possa incorporar os vídeos no blog facilmente através do código html disponibilizado, útil também para qualquer outra pessoa que queira fazer o mesmo.
        Vejam que existem gravadores de telas para sistemas GNU/Linux que produzem os vídeos em formatos proprietários, porém a ideia é produzir desde o início em formato livre, pois é nesse formato que serão distribuídos. Também existe a possibilidade de converter os vídeos produzidos pelo gtk-recordMyDesktop para esses formatos, porém seria um inconveniente ter que fazer isso com um número grande de vídeos só para enviar para o YouTube.
        Em breve, quando houver uma quantidade maior de vídeos acumulados, eles serão enviados para a conta do blog no 4Shared, que é um serviço de armazenamento de arquivos bem popular, podendo assim qualquer um baixá-los em formato livre. Infelizmente o 4Shared não suporta a visualização de vídeos online, não disponibiliza o código para incorporar vídeos nesse formato, o que é um problema ridículo de se resolver pelo que percebi com um teste que fiz. Mas o fato é que se disponibilizassem o código, o problema da incorporação no blog estaria resolvido.
        Com isso, já comecei a testar outros portais de vídeos, mais especificamente dois que também são populares, o Vimeo e o Dailymotion, e em breve postarei o resultado em uma postagem especifica na qual mostrarei os resultados em vídeo.
        Por enquanto pretendo enviar para o YouTube diversos vídeos, ainda não editados, que foram produzidos em versões anteriores do Ubuntu e enviar os produzidos atualmente para algum outro portal que os aceite, sendo que todos estarão disponíveis para download pelo 4Shared. Além disso pretendo enviar todos para o Internet Archive, biblioteca digital a qual está bem mais de acordo com a ideia de liberdade para difusão da informação do que os portais antes mencionados, alem de oferecer diversas possibilidades para incorporação e download direto dos vídeos, ainda que não seja tão popular na “blogosfera”.
        Enfim, já me prolonguei demais, e deste post surgiram assuntos para vários outros. Tudo isso passa pela questão de como queremos produzir e consumir informação, como a intermediação, quando necessária, deve ocorrer e quem serão os responsáveis por isso, assuntos atuais onde o software livre está diretamente ligado e dos quais pretendo tratar muito ainda, pois são assuntos que por mais que se fale há sempre mais o que acrescentar.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Afinadores online para guitarra, violão, contrabaixo e outros instrumentos de corda

        Neste post apresento uma série de afinadores online para guitarra, violão, contrabaixo e outros instrumentos de corda. Posso dizer que são os principais, os quais encontrei nas primeiras dez páginas no resultado de pesquisa do Google por “afinador online”. Acredito que o afinador online pode ser útil em diversos momentos: quando você está sem um de verdade; quando você está sem bateria para um de verdade; quando você está com preguiça para ligar um de verdade; quando você está sem ao menos um diapasão; ou, quando não quer instalar um afinador em seu computador. Além do que, muitos dos afinadores disponibilizados online apresentam diversas possibilidades para afinação além da padrão, portanto pode ser melhor do que utilizar um simples diapasão ou um afinador digital limitado.
        A maioria destes afinadores tratam-se de aplicativos, de animações interativas desenvolvidos em Flash, com arquivos de extensão ".swf" (de Shockwave Flash File), que são visualizados nos navegadores por meio de plugins especiais, como o proprietário Adobe Flash Player e os livres Gnash e Swfdec. Ao clicar em um botão, em uma corda, ou outro determinado ponto representado nessas imagens interativas, o usuário vai ouvir o som da corda afinada, devendo tentar igualar o som da mesma corda de seu instrumento ao som que está ouvindo.
        Muitos destes sites que oferecem um afinador, apesar de a maioria ser em inglês, apresentam instruções sobre como afinar o instrumento, mas para quem não sabe, para quem está aprendendo, indico neste momento a leitura das instruções contidas na página do “Pega Cifras” que contém um afinador online incorporado, no endereço pegacifras.uol.com.br/afinador.php.
        Abaixo segue a lista com alguns dos afinadores online que encontrei. Não coloquei imagens dos afinadores por não ter autorização para isso, me limitando a apresentar aqui as seguintes informações sobre cada um: nome do afinador ou do site que o contenha, com link para o mesmo; nome do autor (quando informado) ou do site oficial; descrição encontrada nas meta tags da página; e, por final, meus comentários sobre o afinador. Lembrando que não os utilizei por um longo período e este post não tem o objetivo de dizer qual é o melhor ou pior, mas sim indicá-los para que cada um teste e chegue às suas próprias conclusões, ainda assim, pretendo incorporar em posts futuros dois destes afinadores os quais seus autores disponibilizam o código para outros sites também utilizarem.


Lista com alguns dos principais afinadores online


e-Guitar Tuner- afinador de guitarra online: http://e-guitartuner.com/pt.html
Autor: Tomás Santos - e-Guitar Tuner (e-guitartuner.com/pt.html)
Descrição: Afine a sua guitarra/viola/violão com este Afinador Online!
Comentários do blog: Afinador simples para guitarra e violão, que possibilita a afinação padrão (E A D G B E). O site apresenta um desenho representado um violão e para ouvir o som das cordas deve-se clicar sobre elas. O som não repete automaticamente após clicar em uma corda, sendo necessário clicar ao mesmo tempo em que se afina o instrumento.

Afinador On-line CifrasFX.com.br - Violão e Guitarra: http://www.cifrasfx.com.br/afinar/
Autor: CifrasFX.com.br (www.cifrasfx.com.br)
Descrição: Afinador On-line CifrasFX.com.br - Violão e Guitarra
Comentários do blog: Afinador simples para guitarra e violão, que possibilita a afinação padrão (E A D G B E). No site encontra-se uma imagem que abrange a boca e parte do braço de um violão e sobre eles as cordas. Para ouvir o som das cordas deve-se clicar sobre elas. O som não repete automaticamente após clicar em uma corda, sendo necessário clicar ao mesmo tempo em que se afina o instrumento.

Online guitar tuner - E A D G B E: http://www.guitarforbeginners.com/onlinetuner.html
Autor: Kirk Lorange - Guitar for Beginners and Beyond (www.guitarforbeginners.com)
Descrição: Guitar for beginners - online guitar tuner standard tuning.
Comentários do blog: Afinador simples para guitarra e violão, que possibilita a afinação padrão (E A D G B E). O site apresenta uma imagem com o capotraste (nut), a primeira casa do braço do instrumento, e as cordas. Para ouvir o som das cordas deve-se clicar sobre elas. O som não repete automaticamente após clicar em uma corda, sendo necessário clicar ao mesmo tempo em que se afina o instrumento.

GUITAR TUNER: http://all-guitar-chords.com/tuner.php
Autor: All-Guitar-Chords.com (all-guitar-chords.com)
Descrição: Online guitar tuner.
Comentários do blog: Afinador simples para guitarra e violão, que possibilita a afinação padrão (E A D G B E). O site apresenta uma imagem que abrange a mão, o capotraste (nut), a primeira casa do braço, e as cordas de uma guitarra. Para ouvir o som das cordas deve-se clicar sobre as tarrachas. O som só pára quando clica-se em “STOP”.

Afinador Online - Afina tu instrumento ahora - Afinador de guitarra y bajo: http://www.accordatoreonline.com/afinador/index.html
Autor: AccordatoreOnline.com (www.accordatoreonline.com/index.html)
Descrição: AccordatoreOnline.com, accordatore gratuito per chitarra e basso. Il modo più veloce per accordare il tuo strumento.
Comentários do blog: Estes afinadores para guitarra e contrabaixo possibilitam afinação padrão (E A D G B E) para guitarra e (E A D G) para contrabaixo. Cada afinador consiste em uma imagem que abrange três casas do braço e as cordas do instrumento. Para ouvir o som das cordas deve-se clicar sobre os nomes das notas emitidas por elas. Para cessar o som clica-se em “Stop”.

Online Guitar Tuner: http://www.gieson.com/Library/projects/utilities/tuner/
Autor: Mike Gieson - www.gieson.com
Descrição: Online Guitar Tuner - a cool interactive web app for tuning a guitar by ear
Comentários do blog: Este afinador para guitarra e violão encontra-se incorporado em vários sites, pois o autor disponibilizou o código. Ele simula o som de cordas de guitarra com a afinação padrão (E A D G B E), e para ouvir o som basta acionar as chaves clicando sobre elas ou sobre as cordas na imagem. Apresenta os botões e chaves “DELAY”, “GUITAR/TONE” (para selecionar som de guitarra ou somente tom da nota), AUTO ADVANCE/HOLD (para ir trocando automaticamente para a próxima corda ou para tocar sempre a mesma corda).

Guitar Tuner by HowToTuneAGuitar.org: http://www.howtotuneaguitar.org/
Autor: How To Tune A Guitar - www.howtotuneaguitar.org
Descrição: This tuner also has alternate guitar tuning options. You can tune to Standard, Drop D, Open C, Open G, Open D, Open G, Half Step Down, Full Step Down, Open E or Admiral.
Comentários do blog: O afinador consiste em uma imagem de um módulo com um botão para cada corda. Para ouvir o som deve-se clicar sobre o botão. A versão simples deste afinador para guitarra e violão (com afinação padrão) encontra-se incorporado em vários sites além do oficial, pois o autor disponibilizou o código. A versão completa do site oficial possibilita diversos tipos de afinação além da padrão (E A D G B E), além de opções de seleção de instrumento (guitarra elétrica com e sem distorção, violão cordas de aço e de náilon, etc), regulagem de delay, e função “AUTO ADVANCE” (para passar automaticamente para a próxima corda a ser afinada).

Bass Guitar Tuner by HowToTuneAGuitar.org: http://www.howtotuneaguitar.org/tuning/bass-guitar-tuner/
Autor: How To Tune A Guitar - www.howtotuneaguitar.org
Descrição: Use this free tuner to tune your bass guitar. Also has alternate tunings including: Half Step, Full Step, Drop D and Custom mode.
Comentários do blog: O afinador consiste em uma imagem de um módulo com um botão para cada corda. Para ouvir o som deve-se clicar sobre o botão. A versão simples deste afinador para contrabaixo (com afinação padrão) encontra-se incorporado em vários sites além do oficial, pois o autor disponibilizou o código. A versão completa do site oficial possibilita diversos tipos de afinação além da padrão (E A D G), além de opções de regulagem de delay, e função “AUTO ADVANCE” (para passar automaticamente para a próxima corda a ser afinada).

Online Bass Tuner and Guitar Tuner: http://www.tunemybass.com/
Autor: Andrew Pouska - TuneMyBass.com (www.tunemybass.com)
Descrição: Tune your bass or guitar to any tuning with the free online tuner. Lessons and tutorials about tuning, strings, amps, bass guitars and more.
Comentários do blog: Apesar do foco deste afinador ser o contrabaixo, é possível também configurá-lo para afinar uma guitarra. A primeiro passo ao entrar no site é escolher seu instrumento na aba “Presets” (primeira aba): baixo de 4, 5, 6, ou 7; ou guitarra de 6 ou 7 cordas; e depois, sua afinação. Depois disso você vai ser direcionado para o afinador propriamente dito (aba “Online Tuner”), que consiste em uma ilustração onde se tem a visão em primeira pessoa de um ambiente de palco em um bar qualquer. Você olhando para baixo, com seu instrumento junto do corpo e no chão um afinador mostra a nota que está tocando. Para ouvir o som não é necessário clicar sobre a corda, basta deixar o ponteiro do mouse sobre ela.

Online Instrument Tuners: http://www.get-tuned.com/online_tuners.php
Autor: Scott - Get-Tuned.com (www.get-tuned.com/index.php)
Descrição: A list of online instrument tuners that you can use to tune your instruments.
Comentários do blog: O site apresenta afinadores para diversos instrumentos, como guitarra, baixo, banjo, violino, viola, violoncelo, bandolim, e ainda para outros não tão comuns, como ukulele, balalaica e dulcimer. Para guitarra, baixo e ukulele existem dois tipos de afinadores, um simples (para afinação padrão) e outro completo (para qualquer outro tipo de afinação).

        Com isso, espero que esta lista possa ser útil e servir de referência. Muitos desses endereços de sites já estavam salvos em meu "Favoritos" e, como dica, sugiro que os salvem também, e claro, esta página. Caso eu encontre mais algum interessante o acrescentarei aqui. O espaço dos comentários também está aberto para indicações de outros afinadores, para comentários sobre eles, para sugestões, para elogios, para perguntas, e etc.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Em breve: postagens sobre o BrOffice.org

        Quem está acompanhando o blog, e espero que alguém esteja... Alguém?... Alguém?... Ninguém?... Hehe, brincadeira pessoal, deve ter alguém aí sim. Retomando, quem está acompanhando o blog (quem não estiver basta olhar do lado esquerdo) pôde perceber que as postagens anteriores trataram do OpenOffice.org, a suíte de aplicativos para escritório livres e multiplataforma que a cada dia é utilizada por mais pessoas, e a qual têm uma versão brasileira, desenvolvida e distribuída para nós brasileiros, o BrOffice.org. Durante as postagens sobre o OpenOffice.org tratei também do BrOffice.org, versão que surge com esse nome devido a problemas com a semelhança do nome da versão original com o de um produto já existente e registrado no Brasil.
        Algumas pessoas se preocupam com as diferenças que possam existir entre o OpenOffice.org e o BrOffice.org, diferenças essas que se dão de fato em relação ao nome e as adaptações e melhorias para os usuários brasileiros. Ao desenvolver e organizar as postagens sobre o OpenOffice.org, inicialmente pensei em tratar do BrOffice.org nas mesmas postagens, o que de fato até fiz, mas pensei em utilizar títulos do tipo “OpenOffice.org / BrOffice.org Writer” para tratar de um aplicativo que é praticamente o mesmo nas duas suítes. Uma das conclusões ao longo do tempo que utilizo e pesquiso sobre as suítes em questão, é que o usuário brasileiro tem de se “preocupar” com essas questões de diferenças entre elas pelo fato de muitas distros GNU/Linux distribuídas por organizações internacionais apresentarem o OpenOffice.org pré instalado, cabendo ao usuário decidir se vai desinstalar o OpenOffice.org e instalar o BrOffice.org. Como a instalação e desinstalação de uma e de outra são diferentes, como quero postar capturas de tela de uma e de outra, e vídeos apresentando uma e outra, e etc, resolvi dividir as coisas e apresentar duas séries de postagens, uma sobre o OpenOffice.org e outra sobre o BrOffice.org. É fato que as postagens sobre o BrOffice.org já estão teoricamente prontas, bastando copiar e colar muitas das informações que já apresentei na série sobre o OpenOffice.org, o que muitos chamarão de “encher linguiça”... Hehe... Mas com o tempo vai ser mais interessante essa diferenciação para quem procurar por informações aqui e para eu postar novas coisas de forma mais organizada.
        Pretendo fazer uma parada estratégica com o blog para organizar as coisas por aqui, um período não maior que um mês sem postar para acrescentar informações as postagens já no ar, implementar melhorias ao blog, e etc. Portanto no momento não sei ainda se publicarei a série de postagens sobre o BrOffice.org antes ou depois dessa parada, ou antes ou depois de outras postagens que já estão prontas, de qualquer forma, em breve.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Saiba mais sobre o OpenOffice.org (links importantes)

        Pretendo utilizar esta postagem como repositório de links externos para fontes oficiais e outras que apresentem informações sobre a suíte OpenOffice.org, incluindo links para páginas com informações e tutoriais, links para download de apostilas, links para vídeos, e etc. Para começar, seguem links para páginas e wikis oficiais.


OpenOffice.org

OpenOffice.org - The Free and Open Productivity Suite (www.openoffice.org)
OpenOffice.org - Projeto Brasil (br-pt.openoffice.org)
OpenOffice.org - Portugal (pt.openoffice.org)

The OpenOffice.org Wiki - OpenOffice.org Wiki (wiki.services.openoffice.org/wiki/Main_Page)
Wiki Português e Brasileiro (wiki.services.openoffice.org/wiki/PT)


BrOffice.org

BrOffice.org (www.broffice.org)
Perguntas Freqüentes sobre o BrOffice.org (www.broffice.org/broo/?q=faq_principal)
Projeto de Documentação do BrOffice.org (www.broffice.org/docs)
Apostilas da Comunidade (www.broffice.org/?q=apostila_comunidade)

The OpenOffice.org Wiki - OpenOffice.org Wiki (wiki.services.openoffice.org/wiki/Main_Page)
Wiki Português e Brasileiro (wiki.services.openoffice.org/wiki/PT)

domingo, 6 de junho de 2010

OpenOffice.org - Download e instalação

        A versão do pacote OpenOffice.org distribuída no Brasil chama-se BrOffice.org, um produto desenvolvido em consonância com a versão original, porém com adaptações e melhorias para nós brasileiros, sendo portanto a mais aconselhada para usarmos. O usuário que estiver em território nacional, ao tentar fazer o download da suíte OpenOffice.org pelo seu site oficial, em www.openoffice.org, clicando em qualquer link que indique o idioma português do Brasil, será direcionado para o site do projeto brasileiro, localizado em www.broffice.org, podendo assim fazer download do BrOffice.org. Pelo site oficial é possível fazer o download da suíte para outros idiomas (Portuguese (pt), Spanish (es), French (fr), Italiano (it), etc).
        Algumas distros GNU/Linux distribuídas por organizações com sedes internacionais apresentam o OpenOffice.org pré-instalado, ou à disposição em seus repositórios oficiais, com um pacote de idioma para a localidade do usuário, portanto a instalação e desinstalação do OpenOffice.org nestas distros são tarefas rápidas e fáceis, que podem ser realizadas via terminal ou utilizando ferramentas gráficas. No caso brasileiro, o usuário poderá desinstalar o OpenOffice.org e instalar o pacote BrOffice.org disponibilizado no site oficial do projeto brasileiro.
        Por enquanto, disponibilizo o vídeo abaixo com a demonstração da desinstalação do OpenOffice.org no Ubuntu. Para quem pretende instalar no Ubuntu ou no Debian o pacote BrOffice.org 3.2.0 disponibilizado no site oficial, deve ter atenção em remover um pacote conflitante que impede a instalação dos lançadores dos aplicativos BrOffice.org no menu. No vídeo foi utilizado o Synaptic para remover o pacote “openoffice.org-common”, removendo juntamente todos os pacotes do OpenOffice.org que poderiam causar conflito.



Obs.: Em breve editarei este post acrescentando mais informações sobre instalação e desinstalação, vídeos, e etc.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

OpenOffice.org Draw

        O Draw é um dos seis softwares que integram a suíte de aplicativos para escritório livres OpenOffice.org, e sua versão brasileira, o BrOffice.org. Trata-se de um editor gráfico vetorial livre, de código aberto, que é distribuído gratuitamente sob os termos da licença GNU Lesser General Public License (LGPL), e que está disponível para os sistemas Unix, Solaris, GNU/Linux, Microsoft Windows e Mac OS X, com tradução para diversos idiomas.


Draw é um software de editoração eletrônica e construção de desenho vetorial multiplataforma de código aberto, desenvolvido originalmente pela StarDivision e posteriormente pela Sun Microsystems. É parte de sua suíte comercial StarOffice e é distribuído gratuitamente nas suítes OpenOffice.org, BrOffice e NeoOffice. Têm como característica importante os "conectores" versáteis entre as figuras, que estão disponíveis em uma gama de estilos de linha e facilitam construir diagramas. Pode exportar e importar em formatos como PDF e WMF e, embora seja similar quanto ao uso, por enquanto não é compatível com o formato nativo do CorelDraw.[1]


        Para conhecer melhor o Draw e seus recursos, acesse a página do BrOffice.org sobre o produto, em www.broffice.org/broo/?q=produto/draw.


REFERÊNCIAS

[1] DRAW. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2010. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Draw&oldid=19617885>. Acesso em: 16 maio 2010.