segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O que é Software Livre (Free Software)?

        Para responder essa pergunta, segue abaixo a definição de Software Livre (Free Software) criada pela Free Software Foundation (FSF, Fundação para o Software Livre), organização precursora na defesa do Software Livre.

        “Software Livre” é uma questão de liberdade, não de preço. […] “Software livre” se refere à liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software. Mais precisamente, ele se refere a quatro tipos de liberdade, para os usuários do software:

- A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade no. 0)

- A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade no. 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

- A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade no. 2).

- A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade no. 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.[1]

        Para um software ser distribuído como Software Livre, é anexado a ele uma licença de software livre que garanta que as liberdades acima sejam oferecidas aos usuários. As licenças mais conhecidas são a GNU General Public License, ou GNU GPL (da FSF), e a Licença BSD (da Universidade de Berkeley)[2]. Na página da Free Software Foundation, no endereço eletrônico www.fsf.org, é possível encontrar uma lista com os tipos de licenças de software, divididas em compatíveis e não compatíveis com a GPL, e, em livres e não-livres.
        A GNU GPL além de se basear nas quatro liberdades acima, contém um conceito adicional chamado de "Copyleft". "Copyleft" é um trocadilho com o termo "copyright" que, traduzido literalmente, significa "direitos de cópia"[3]. É esse conceito que garante que as liberdades antes citadas sejam passadas adiante por quem quiser redistribuir o software (com ou sem modificações). Ele ao mesmo tempo serve para proteger o direito do autor do software e para garantir as liberdades para o usuário do software, impedindo que alguém se aproprie da obra que foi criada coletivamente.[4]
        Como talvez já tenha ficado claro, um software livre pode ser vendido e pode ser comprado. Qualquer um pode, por exemplo, lhe cobrar por uma cópia em CD de um determinado software livre. Você poderá comprá-lo, assim como poderá facilmente obtê-lo sem custo algum na internet por exemplo.

[…] independente de como você obteve a sua cópia, você sempre tem a liberdade de copiar e modificar o software, ou mesmo de vender cópias. "Software Livre" Não significa "não-comercial". Um programa livre deve estar disponível para uso comercial, desenvolvimento comercial, e distribuição comercial. O desenvolvimento comercial de software livre não é incomum; tais softwares livres comerciais são muito importantes.[5]

        Em oposição ao conceito de Software Livre e ao seu modelo de compartilhamento, de transmissão de solidariedade social, de liberdade, está o software proprietário.

Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. […] Normalmente, a fim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será necessário, portanto, adquirir uma licença, tradicionalmente onerosa, para cada uma destas ações.[6]

REFERÊNCIAS

[1] FREE SOFTWARE FOUNDATION. O que é o Software Livre?. Boston: FSF, 2009. Disponível em: <http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html>. Acesso em: 26 set. 2009.
[2] SOFTWARE LIVRE. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2009. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Software_livre&oldid=17400912>. Acesso em: 30 out. 2009.
[3] COPYLEFT. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2009. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Copyleft&oldid=17239405>. Acesso em: 26 set. 2009.
[4] FREE SOFTWARE FOUNDATION. What is Copyleft?. Boston: FSF, 2009. Disponível em: <http://www.gnu.org/copyleft/copyleft.pt-br.html>. Acesso em: 31 out. 2009.
[5] FREE SOFTWARE FOUNDATION. O que é o Software Livre?. Boston: FSF, 2009. Disponível em: <http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html>. Acesso em: 26 set. 2009.
[6] SOFTWARE PROPRIETÁRIO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2009. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Software_propriet%C3%A1rio&oldid=15656981>. Acesso em: 26 set. 2009.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Algumas perguntas e respostas sobre Software Livre e sobre o Sistema Operacional GNU/Linux

        Esta postagem tem por objetivo dar início a uma série de postagens que são partes de um artigo do blog intitulado “Algumas perguntas e respostas sobre Software Livre e sobre o Sistema Operacional GNU/Linux”, no qual são apresentadas 9 perguntas, seguidas das respectivas respostas, sobre o tema. O artigo na íntegra será disponibilizado ao final da série de postagens e apresentará o mesmo conteúdo aqui publicado, porém com uma formatação e organização diferente. A escolha por postar o artigo em partes se deve ao tamanho do mesmo. Utilizarei esta página para fazer a apresentação desse artigo e também para publicar um sumário constando os títulos das postagens relacionadas à esse trabalho, os quais serão acrescentados a esse sumário na medida em que forem sendo publicados os textos. Acrescentarei links a esses títulos, para o acesso aos respectivos posts.


Apresentação


        Neste trabalho são apresentadas algumas perguntas seguidas de respostas elaboradas com o objetivo de esclarecer o que é Software Livre (Free Software), o que é Software Código Aberto (Open Source Software), o que é Linux, e o que é o Sistema Operacional GNU/Linux; quem são seus idealizadores, quem são as pessoas ou organizações que fizeram a história do Software Livre e do Sistema Operacional GNU/Linux.
        As perguntas aqui propostas foram escolhidas com o intuito de abordar, através das respostas, os pontos mais importantes e principais sobre esses temas, mantendo o foco em alguns conceitos e na história do Software Livre e do Sistema Operacional GNU/Linux. As respostas foram elaboradas a partir de uma revisão bibliográfica, consultando fontes de fácil acesso disponíveis na internet, as quais são listadas no final do trabalho. Neste trabalho foi utilizado o sistema de chamada numérico para as referências bibliográficas, e no documento que será disponibilizado ao final das postagens, para facilitar o acesso rápido às páginas de referências, os indicadores numéricos sobrescritos possuem “hyperlinks”, bastando clicar sobre eles para ir até as suas respectivas referências bibliográficas. Como a distribuição deste documento ocorrerá principalmente pela internet, no texto ainda são encontrados “hyperlinks” em palavras que levam a páginas com conteúdo relacionado.


Sumário


O que é Software Livre (Free Software)?

O que é Software Código Aberto (Open Source Software)?


O que é Linux?

Quem criou o Linux?

Como se deu o início do projeto do Kernel Linux?

O que é GNU/Linux?

Quem criou e o que é o Projeto GNU?

Quem criou e o que é a Free Software Foundation?

O que são distribuições GNU/Linux?

Revisando o que foi visto